29.9.04

Portugueses querem novo referendo sobre o aborto

A maioria dos portugueses é a favor de um novo referendo sobre o aborto e defende, também, a descriminalização da prática do aborto. As conclusões resultam do Barómetro realizado pela Marktest para o DN e TSF. Sobre o caso «Barco do Aborto», os portugueses dizem que foi uma crise mal gerida por Paulo Portas.

Correu mal ao Ministro de estado, da Defesa e dos Assuntos do Mar a gestão do dossier «Barco do Aborto». Mais de 56 por cento dos inquiridos afirmam que Paulo Portas geriu mal o caso contra apenas 30 por cento que diz que Portas esteve bem.
Os resultados do Barómetro apontam, inclusive, que mesmo na franja de eleitorado PSD há um grande número de repostas contra a actuação do ministro. 30 por cento censura a actuação de Paulo Portas, no caso em questão, ao impedir a entrada do barco da organização «Women on Waves» em águas portuguesas e ao mobilizar meios de defesa nacional para vigiar a zona.

O barco do aborto feriu também a legislação portuguesa. Os resultados do barómetro indicam que quase 60 por cento dos portugueses querem uma alteração à lei e 60 por cento querem que a prática do aborto seja descriminalizada.

Mais expressiva é a defesa em torno de um novo referendo sobre o aborto. 77 por cento concorda com uma nova consulta.
De assinalar o comportamento dos inquiridos que dizem votar PSD. Apesar do Governo invocar um compromisso eleitoral para não voltar a referendar tão cedo o tema aborto, o facto é que do universo de votantes PSD, 7 em 10 dizem sim a um novo referendo.

Ficha Técnica:
O barómetro foi realizado pela Marktest para a TSF e Diário de Notícias, entre os dias 14 e 16 de Setembro. A amostra é constituída por 808 entrevistas telefónicas, 430 a mulheres, 166 foram realizadas na Grande Lisboa, 87 no Grande Porto, 132 no Litoral Centro, 153 no Litoral Norte, 177 no Interior Norte e 93 entrevistas no Sul. A margem de erro é de 3,45 por cento

FONTE: http://www.tsf.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF154548

1 Comments:

At 4:13 PM, Blogger Sacha said...

finalmente....

 

Post a Comment

<< Home