26.7.04

A NAU CATRINETA

Esta encontrei no Bloque de Esquerda (II) afixada pelo comentador João Ribeirete:

A NAU CATRINETA

Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar
São Paulo Portas à proa
Santanás a comandar

Ouvi agora senhores
Uma história de pasmar
D. Bagão conta o pilim
D. Morais trata das velas
D. Guedes limpa com VIM
Tachos, pratos e panelas

D. Pereira na enfermaria
Conta pensos e emplastros
E o D. António Mexia
Põe vaselina nos mastros

D. Durão deu à soleta
Enjoou de andar à vela
E Santa Manuela Forreta
Largou-os sem lhes dar trela

Aflito El-Rei Sampaio
Com estas novas tão más
Disse aos bobos de soslaio
Chamai lá o Santanás

Aqui estou meu Senhor
Vós mandasteis-me chamar?
Soube agora desse horror
D. Durão vai desertar?

Cala-te lá meu charmoso
Não me lixes mais a vida
Troco um cherne mal-cheiroso
Por um carapau de corrida?

Pobre da Nau Catrineta
Já lamento a tua sorte
Esta marinhagem da treta
Nem sabe onde fica o Norte

Parece que já estou vendo
Em vez de descobrir mundo
Ao primeiro pé de vento
Espetam com o barco no fundo

Ou então este matraque
Com pinta de Valentino
Gasta-me a massa do saque
Nas boîtes do caminho

Não se aflija meu Rei
Que agora vou assentar
Pois depois do que passei
Cheguei onde quis chegar

E por aquilo que passei
Aqui ninguém nos escuta
Eu quero mesmo é ser Rei
E vamos embora à luta

Orgasmo múltiplo

Aqui vai esta maravilha tirada de http://ablasfemia.blogspot.com/
por João Miranda

Número de vezes que a palavra incentivo(s) aparece no programa do XVI Governo -- 32

Número de vezes que a palavra incentivando aparece no programa do XVI Governo -- 13

Número de vezes que a palavra incentivar aparece no programa do XVI Governo -- 5

Número de vezes que a palavra incentivará aparece no programa do XVI Governo -- 3

Número de vezes que a palavra estímulo aparece no programa do XVI Governo -- 17

Número de vezes que a palavra estimular aparece no programa do XVI Governo -- 10

Número de vezes que a palavra estimulando aparece no programa do XVI Governo -- 5

Número de vezes que a palavra estimuladas aparece no programa do XVI Governo -- 1

22.7.04

Portas abertas para 150 watts de demagogia:

Notícia do publico de 22/07/04:
O ministro da Defesa, Paulo Portas, saiu ontem em defesa de Nobre Guedes foi garantiu que o ministro do Ambiente irá dar uma resposta que irá deixar de "cara à banda" quem o critica. E ao classificou os Verdes "de delegação do PCP", acusando-os de nem sequer terem tomado uma posição em acidentes ambientais importantes como Chernobyl. "Há uma semana, diziam que era um leigo em matéria de ambiente, agora é um gestor que sabe demais e com interesses no sector", disse ainda Portas.

Sem perceber como é possível, que um ministro da defesa de um país da comunidade europeia tenha este “à vontade” para proferir nulidades demagógicas e tamanha capacidade de misturar alhos com bugalhos, passo, sem ter a certeza de que valha a pena, a análise dos sounbytes:

1º) Sobre Nobre Guedes: ”Há uma semana, diziam que era um leigo em matéria de ambiente, agora é um gestor que sabe demais e com interesses no sector”

Então fazer parte dos corpos sociais de duas empresas privadas na área dos resíduo ou ter prestado serviços de assessoria jurídica a várias empresas no domínio do ambiente torna-o alguém que percebe de questões ambientais? A mim parece-me que apenas o credibiliza para questões jurídicas empresariais.

Alguém acha que quem tenha feito parte dos corpos sociais de uma escola está habilitado a ser ministro da educação?
Alguém acha que se ter prestado serviços de assessoria jurídica a um hospital nos credibiliza para sermos ministros da saúde?
Aliás à Portas escapou-lhe a boca para a verdade e por isso disse, “que sabe demais”, algo que não soa muito positivo.

2º) Sobre os Verdes "uma delegação do PCP, acusando-os de nem sequer terem tomado uma posição em acidentes ambientais importantes como Chernobyl”

Quando não se tem argumentos tem de se recorrer ao ataque pessoal: “são uma delegação do PCP”. Até podem ser. Mas o que interessa discutir são os argumentos.

Quanto ao “nem sequer terem tomado uma posição em acidentes ambientais importantes como Chernobyl” se não fosse trágico seria hilariante. Já agora, o PP tomou alguma posição em acidentes ambientais importantes como o Exxon Valdez? Não? Então não são eles que segundo Portas prezam a vida e por isso também prezam a natureza?

Sem Durão para o disciplinar, Portas já se começa a mostrar como um “verdadeiro animal político” é está com a rédea solta. Os próximos tempos prometem.




Unita com João Soares

noticia do publico:
Se for eleito líder do PS, Soares prometeu lutar contra "o neoliberalismo selvagem", contra "o esvaziamento do sistema público de Segurança Social e o desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde".

À sessão de lançamento da candidatura de João Soares asssitiram os seus pais, Mário Soares e Maria Barroso, o presidente do Sporting, Dias da Cunha, Alfredo Barroso (antigo chefe da Casa Civil do ex-Presidente da República Mário Soares), os deputados Vítor Ramalho, Carlos Luís, Rui Cunha e Maria de Belém e vários dirigentes da UNITA.

Slogans de esquerda, discurso ensaiado, figuras publicas, familia, tudo bem...
... mas dirigentes da UNITA??.. ainda por cima vários??? Numa apresentação de candidatura a secratario geral do PS???? Dessa nem o Manuel Monteiro se lembrou.

Já agora, e por uma questão de equilibrio, porque não dirigentes do MPLA na apresentação da candidatura do Manuel Alegre ou então da FNLA + PAJOCA na candidatura do José Socrates. Parece-me bem.



O estado a que chegamos e razões para ter esperança

Estamos a viver um período estranho, em que os “animais políticos” ( termo supostamente elogioso) chegaram finalmente ao que achavam e acham ser o desígnio e a razão da sua existência.

Têm sido tantos os motivos de espanto e de incredulidade que se acaba cansado quando não desmoralizado.

Mas, como Chomsky diz, agirmos como se não houvesse possibilidade de mudança para melhor é garantirmos que não haverá mudança para melhor. Por isso saúdo, daqui do meu cantinho, todos aqueles que não se calam, que escrevem, lêem, comentam, analisam e, não menos importante, têm memória. Adivinho o seu cansaço, a sua ocasional desmotivação e por isso admiro ainda mais a sua paciência pedagógica para contra argumentar as teses oportunistas dos “animais políticos” e sofistas arregimentados.

Somos governados por "animais políticos". Sim, Animais Políticos... Animais...Políticos

21.7.04


ed motta arrasou no Centro Cultural Olga Cadaval. Posted by Hello

Ed Motta :

No Domingo pude assistir a Ed Motta, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, dentro do programa do Cool Jazz Fest e foi, resumindo numa palavra, excelente. Só faltou talvez um grupo mais desprendido para ser perfeito.Eis assim a oportunidade para falar um pouco de Ed Motta

Além de ser um hábil compositor em que o arranjo sai já, percebe-se, directo e de tocar muito aceitavelmente piano, (neste caso usou um Wurlitzer - o famoso piano eléctrico do anos 70) e guitarra, Ed é ainda um extraordinário improvisador de Voz (e reparem que não lhe chamo cantor) com dotes talvez só comparáveis a Bobby Mcferrin e Maria João.

Para ouvidos que misturem preconceito com ingenuidade, poderá parecer que Ed Motta é pop. Puro engano, a despeito do seu último disco se chamar “Poptical”. Ed nutre-se de toda a música pop negra do passado: Soul dos anos 60, Funk dos 70, os primórdios do Disco dos anos 80 e até mesmo House e Hip-Hop dos 90. Tudo isto assente em alicerces jazzisticos bem firmes e com um conhecimento não só antológico mas apaixonado. É neste sentido em que poderíamos dizer que Ed Motta é “Post-Pop”, “Trans-Pop” ou “Pan-Pop” como lhe quiserem chamar.

Ed Motta, pré-sinto, ainda não cumpriu totalmente o seu destino, muito embora Dwitza seja, para mim e para muitos, um clássico precoce da música de vanguarda feita no Brasil. Falta ainda o “Eureka final”, a descoberta da “formula” que tornará o seu trabalho imortal porque imediatamente identificável, não pela sua distinta voz mas pela concepção em ela mesma, permitindo que saibamos identificar o compositor mesmo quando interpretado por outros (como acontece com João Bosco, Chico Buarque, Djavan, etc).

Actualmente, menos interessantes são para mim, as letras à que por vezes certas canções, magníficas, de Ed acabam por ser condenadas. O problema parece-me ser das escolhas das parcerias: Rita Lee, Zélia Duncan, Chico Amaral, Nelson Motta, povoam as músicas de Ed Motta de um mel demasiado adocicado. Algumas letras de amor, de tantos lugares comuns, chegam a ser embaraçosas. As coisas compõem-se um pouco com Ronaldo Bastos e Lulu Santos, mas... (ah se o Ed me pudesse ouvir), sugeria-lhe para letristas Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro e por não Chico Buarque. Alguns dirão que estes são letristas mais associados ao Samba, bossa nova e suas tendências. É Justamente por isso, por esse contraste que, pelos menos na minha imaginação, seria um casamento perfeito, até porque com todo aquele som funk vanguardista do Ed fazem falta letras com uma certa “malandragem brasileira”.

Da sua discografia os meus favoritos são: “as segundas intenções do manual prático...” e o já citado e imprescindível “Dwitza” este não só pelo vanguardismo e sonoridade ( uso de instrumentos analógicos dos anos 70) mas pelo momento de inegável inspiração. Daqueles discos que dão a sensação, obviamente falsa, que nenhum produtor, nem nenhuma “label” os conseguiria estragar.

Ed tem um site maravilhoso:

http://www2.uol.com.br/edmotta.

PS - Amanhã há Roy Ayers na casa da pesca de Oeiras, inserido no festival Cool Jazz Fest.
Actuação a não perder, até porque pese embora a sua “ubiquidade” ( Ubiquity era o nome do seu grupo nos anos 70), que eu me lembre, o mestre do funky vibrafone, nunca por cá passou.

Fica aqui o compromisso de falar do espectáculo e usa-lo como motivo para rever o artista.






18.7.04

Humor Abre-Surdo: Esquizofrenia Durona

José Manuel Durão Barroso, afinal não se desdobra em apenas duas, mas sim três personalidades:

-Durão Barroso: delfim de Cavaco, americanista convicto, Raptado por Paulo Portas e colocado contra a vontade nos cargos de presidente do PSD e de Primeiro-Ministro de Portugal, dos quais conseguiu recentemente libertar-se.

-José Manuel Barroso, muito considerado na Grã-Bretanha, na Alemanha e em França, europeísta convicto, futuro presidente da comissão europeia

-Zé Cherne – político esquizofrénico que diz tudo o que pensa.

Falando aos jornalistas após a tomada de posse do XVI Governo Constitucional, liderado por Pedro Santana Lopes, Durão Barroso declarou que "nos últimos dois anos, o país ultrapassou uma situação difícil e entrou no caminho certo”

Falando aos jornalistas após a tomada de posse do XVI Governo Constitucional, liderado por Pedro Santana Lopes, José Manuel Barroso declarou que " se nos próximos dois anos, o país não ultrapassar a actual situação difícil e entrar no caminho certo, de nada valerá o cargo de presidente da comissão europeia estar entregue a um Português”

Falando aos jornalistas após a tomada de posse do XVI Governo Constitucional, liderado por Pedro Santana Lopes, Zé Cherne declarou que " eu estava é farto de tudo isto: farto de ter de aturar os teatros do Paulo, os histerismos da Celeste, as obsessões da Manuela, ter de tomar chá com o José Luís, ter de beber Vinho do Benfica com o Bagão, ter de ser entrevistado pela Judite, ter de tomar 5 cafés para poder ouvir o Sampaio, e sobretudo estava farto de ter de vestir a Gravata da Sorte do Durão”

"Desejo o maior sucesso a Pedro Santana Lopes e à sua equipa, para o bem de Portugal", declarou Durão Barroso

"Desejo que Pedro Santana Lopes e a sua equipa reafirmem a vocação europeia de Portugal e saibam governar a pensar no bem de Portugal e da Europa, enfim, tudo o que o anterior primeiro-ministro não soube fazer", declarou José Manuel Barroso

“Desejo que essa mistura da Zandinga com Gabriel Alves se F**A à grande e à francesa e depois tenha uma afiada e permanente enxaqueca, para ele ver que é bom, grande mandrião, demagogo, populista e incompetente que só serve, ele e a sua trupe de espertalhões, para uma republica das bananas chamada Portugal", declarou Zé Cherne que, depois de rasgar uma gravata as riscas verdes e vermelhas, saiu correndo pela rua e gritando: O culpado é o Durão!, o culpado é o Durão! Se o apanho dou-lhe com o Bagão!


in blogue de esquerda

Não resisti em publicar, com a devida vénia, esta pérola do sarcasmo corrosivo e inteligente, retirada do blogue de esquerda (II):

Efeitos positivos do santanismo (mens sana...)

A manutenção do Ministro Luis Filipe Pereira à frente da Pasta da Saúde foi recebida com compreensível alívio em muitos lares portugueses (independentemente de clubites e afectos políticos).
Não foi esquecida a forma determinada como contra os profetas da desgraça, o Ministro fixou em quatro o número de mortos registados na vaga de calor que assolou Portugal no passado Verão, assim arrancando às garras de uma cruel morte administrativa alguns milhares de portugueses já suficientemente penalizados pela morte física inexorável.

Publicado por tchernignobyl

13.7.04

O Abre-Surdo tem um novo sócio-colaborador

Só para anunciar que o Abre-Surdo, deixou finalmente de ser um espaço umbiguista para ser um fórum de ideias. Bem vindo, FBonito a este espaço que é teu.

PS- Pelo que sei, está na calha mais um colaborador. Dentro em breve o anunciaremos.

Populismo: novidade ou continuidade?

Não ouvi a entrevista de Santana Lopes na SIC, pois,sinceramente, estava a precisar de descansar de toda esta novela que para mim não começou depois do Euro. Admito que por agora não tenho sequer paciência para ouvir Santana. Já o Conheço e por isso não me surpreende e aliás já estava a espera que Santana fizesse afirmações e propostas sem, como diz José Pacheco Pereira (JPP), “qualquer pensamento de fundo, estudo, preparação e ponderação “. Mas não posso deixar de evitar pensar para comigo, que não me lembro de ouvir JPP criticar quando José Manuel Barroso, que na altura ainda era Durão, veio com a ideia peregrina do “choque fiscal” ou, pior ainda, quando fez afirmações do tipo “ não faremos nenhum novo aeroporto enquanto houver crianças a passar fome em Portugal” ou algo muito semelhante. Então isto não é populismo? Não são afirmações sem “qualquer pensamento de fundo, estudo, preparação e ponderação?”. Talvez Durão seja menos disponível par falar às televisões, mas bem que sabe ser populista quando quer. O que para mim é pior. Santana ao menos tem uma desculpa: sempre o foi, não sabe ser outra coisa, é genética e genuinamente populista. Já Durão, esse nunca deixa de estar consciente do que está a fazer, ou a dizer. Quero ser Claro: Acho bem que se denuncie a demagogia, mas as vezes tenho a tendência para desconfiar do Instrumento de denúncia.

Como dizia um amigo meu: Não é de agora que isto está entregue. Há muito que se andam a servir, agora apenas perderam as maneiras.

12.7.04

Festival Musicas do Mundo (FMM)


Femi Kuti: dia 31, FMM em Sines - Para balançar as ancas, a corrupção africana denunciada ao ritmo do Afro Beat.
 Posted by Hello


Roberto Rodriguez: dia 31 no FMM, Sines - Os 10 mandamentos de Moisés convertidos ao ritmo do Muntuno Posted by Hello


Rokia Traoré: dia 31, FMM, Sines - Elengância do Mali. Posted by Hello


Tom Zé: dia 30 FMM em Sines - Os reaccionários que se cuidem! Posted by Hello


David Murray e Pharoah Sanders: dia 30 no Festival Musicas do Mundo em Sines - Jazz Crioulo e memórias de Coltrane  Posted by Hello

Vai-se Ouvir em Sines: Festival Musicas do Mundo (FMM)

Vem aí um grande, grandíssimo festival. Apetece-me agradecer a câmara de Sines, aos organizadores e até aos patrocinadores envolvidos neste festival, que promete. São três dias de música, da boa, daquela que é única, que tem assinatura, marca registada e que raras vezes se tem o previlégio de ouvir. Limito-me a destacar o que conheço:

No dia 30 David Murray vem com o seu projecto de pesquisa e fusão de música crioula, sobretudo do Guadalupe com Jazz. Como se não nos bastasse ele próprio como herdeiro da tradição coltraneana, traz com ele Pharoah Sanders, o saxofonista tenor que teve o privilegio de fazer parte da ultima formação que Coltrane montou, na altura em que caminhava definitivamente para a descoberta das raízes musicais, filosóficas e espirituais, contidas nos sons africanos. Ainda no mesmo dia 30, a mudança será radical, mas não menos interessante: O FMM traz-nos Tom Zé, o genial compositor, musicólogo e professor, com toda a sua pujança e originalidade, acompanhada de muito bom humor e letras cheias de conteúdo político. (Ouçam com atenção a musica “A chegada de Raul Seixas e Lampião no FMI”) Como diz um amigo meu, Tom Zé é uma mistura brasileira de John Cage com Manu Chão. É muito mais que isso, digo eu.

No dia 31, Roberto Rodriguez - tocou com Marc Ribot nos Cubanos Postizos, com John Zorn e, num registo mais pop, no Miami Sound Machine - Em todos se afirmou como um percussionista sólido com um conhecimento teórico e intuitivo (não fosse ele um cubano criado em Miami) de toda a tradição rítmica latina. Em 2002 lançou pela editora Tzadik, o álbum “El Danzon de Moisés”, nele funde ritmos e motivos judaicos com música cubana. É este projecto extraordinário que Rodriguez nos trás a Sines. Segue-se Rokia Traoré, cantora do Mali, que tem o seus dois últimos disco premiados pelos críticos da BBC e pela revista folk and roots. Sobre ela não me alongarei pois ainda não tive a oportunidade de a ouvir com atenção e apenas gosto de falar do que conheço.Ainda no dia 31 e para terminar o Festival: Femi Kuti, muito mais que apenas o filho de Fela Kuti “o rei do afro beat”. Femi tem voz própria, ainda que embebida no caminho traçado pelo papá. Os seus álbuns e espectáculos são cheios de energia e "groove".

Repito: Apenas falo aqui dos músicos que conheço, mas ainda há mais e acredito que os outros afinam todos pelo mesmo diapasão de qualidade. E tudo isto por um passe de 10 Euros para os 3 dias, ou 5 Euros por dia. O pessoal do FMM deve ter enlouquecido com certeza. Parabéns pelo elenco artístico. Vamos agora a musica!
Se quiser saber tudo sobre o Festival Musicas do Mundo de Sines:
http://www.fmm.com.pt

7.7.04

Diálogo de Surdos

"Se avançar para eleições e delas não resultar um quadro parlamentar que dê estabilidade e confiança ao país, Jorge Sampaio poderá, e deverá, ser responsabilizado pelos portugueses". João Marcelino, in "Correio da Manhã"

R/Pois, está-se mesmo a ver, é óbvio, salta aos olhos que a culpa da instabilidade e falta de confiança só pode ser do Sampaio. Obrigado por nos esclareceres J.Marcelino.

É em momentos destes que os portugueses querem que o dr. Jorge Sampaio seja o Presidente da República". Luís Delgado, in "Diário de Notícias":

R/Ora aí está a única coisa em que concordamos

Segunda-feira, título do "Diário de Notícias", após a derrota com os gregos: "FUGIU".

R/Quem? O Durão? ....eh pá....isto é grave.


Dia 8 no auditorio do parque de palmela - Estoril Jazz Posted by Hello

Esta semana em Lisboa ouve-se #2: Brandford Marsalis

Há, talvez, um par de anos atrás Brandford Marsalis veio tocar ao coliseu de Lisboa. Numa noite em que também tocava no mesmo palco Joshua Redman, que, na altura, foi a principal motivação para eu ir a dupla sessão. Brandford surpreendeu-me e muito. A noite foi mágica e Joshua Redman...digamos que não foi, pelo menos para mim, o rei da noite. Brandford é um músico com completo domínio da linguagem jazz, quer da actual quer da do passado, mas quando toca, fá-lo de forma quase casual e sempre bem-humorada. Nada Marsalis – se é que percebem o que quero dizer.... -Quem puder que vá vê-lo ao Estoril que não se arrependerá.

5.7.04

Esta semana em Lisboa ouve-se:

Kenny Garrett: O último saxofonista do grupo de Miles Davis, continua a fazer o seu sólido percurso. Claramente subavaliado, Garrett, é além de um excelente improvisador, um bom compositor. Dele destaco 3 álbuns, todos bem diferentes: Pursuance: The Music of John Coltrane, Happy People, Standard of Language. O site AllMusic dá ainda destaque a African Exchange Student e Triology, álbuns que não conheço. Pena que últimos tempos Garrett tenha-se mantido afastado da flauta, que nos tempos do grupo de Miles ele tão bem usava. Esperemos que no Auditório Parque Palmela ele traga também a flauta.



Kenny Garrett toca dia 7 no Estoril Jazz no Audit�rio do Parque Palmela.
 Posted by Hello

4.7.04

jornalísmo ao serviço da propaganda

A propaganda populista, continua: Depois de manipulação jornalística que fez crer, primeiro, que Manuela Ferreira Leite tinha pedido desculpas e que até tinha votado Santana Lopes e depois, que Cavaco também tinha dado o aval, agora é a RTP que vai servir de palco para Santana, transformando-o em São Pedro.

Por uma questão de pudor e de ética, a RTP e o próprio Santana não deviam aceitar tal entrevista que será, provavelmente, um ou dois dias antes do presidente se pronunciar. Mas, é obvio, o que interessa é pressionar o presidente. Condicioná-lo.

3.7.04

Mais uma jardinagem de Alberto João

Alberto João Jardim, no seu comício na freguesia de Santo António, no Funchal, no dia 1 de Julho, durante as comemorações do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses:

"Querem fazer um golpe de Estado constitucional à custa desta inventona de crise", que conta com o apoio de "alguns colaboracionistas e situacionistas, os tachistas e os oportunistas, que usam o emblema do PSD mas que não representam votos, nem representam quem quer que seja", afirmou Jardim, na noite da eleição de Pedro Santana Lopes para a presidência do PSD.

"O grande confronto em Portugal - prosseguiu - não é entre a esquerda e a direita, o grande confronto em Portugal é entre uma Lisboa odiosa que oprime o resto do país, que oprime o resto dos portugueses, e o resto de Portugal, que tem que se libertar para meter aquela gente na ordem".

Responsabilizou ainda o Governo cessante de Durão Barroso de ter deixado nas mãos da esquerda o controlo dos órgãos de comunicação social públicos: "Eles deixaram aquilo na mão de gente de esquerda que faz censura".

"Suceda o que suceder, já lá vai o tempo que os colonialistas de Lisboa puderam oprimir o povo madeirense, puderam roubar os nossos dinheiros durante cinco séculos", afirmou ainda.

"Eles, agora, continuam a oprimir as outras províncias do Continente, fora de Lisboa, mas, a nós, aqui, eles não fazem mais farinha e se tentarem fazer, atiramo-los ao mar", finalizou.

Sinceramente, será que não há um psiquiatra na Madeira, que após uma
necessária injecção de Haloperidol, promova o internamento compulsivo de
Alberto João? É que o Jonas Savimbi de Portugal está com delírios cada vez mais
bizarros.