22.7.04

Portas abertas para 150 watts de demagogia:

Notícia do publico de 22/07/04:
O ministro da Defesa, Paulo Portas, saiu ontem em defesa de Nobre Guedes foi garantiu que o ministro do Ambiente irá dar uma resposta que irá deixar de "cara à banda" quem o critica. E ao classificou os Verdes "de delegação do PCP", acusando-os de nem sequer terem tomado uma posição em acidentes ambientais importantes como Chernobyl. "Há uma semana, diziam que era um leigo em matéria de ambiente, agora é um gestor que sabe demais e com interesses no sector", disse ainda Portas.

Sem perceber como é possível, que um ministro da defesa de um país da comunidade europeia tenha este “à vontade” para proferir nulidades demagógicas e tamanha capacidade de misturar alhos com bugalhos, passo, sem ter a certeza de que valha a pena, a análise dos sounbytes:

1º) Sobre Nobre Guedes: ”Há uma semana, diziam que era um leigo em matéria de ambiente, agora é um gestor que sabe demais e com interesses no sector”

Então fazer parte dos corpos sociais de duas empresas privadas na área dos resíduo ou ter prestado serviços de assessoria jurídica a várias empresas no domínio do ambiente torna-o alguém que percebe de questões ambientais? A mim parece-me que apenas o credibiliza para questões jurídicas empresariais.

Alguém acha que quem tenha feito parte dos corpos sociais de uma escola está habilitado a ser ministro da educação?
Alguém acha que se ter prestado serviços de assessoria jurídica a um hospital nos credibiliza para sermos ministros da saúde?
Aliás à Portas escapou-lhe a boca para a verdade e por isso disse, “que sabe demais”, algo que não soa muito positivo.

2º) Sobre os Verdes "uma delegação do PCP, acusando-os de nem sequer terem tomado uma posição em acidentes ambientais importantes como Chernobyl”

Quando não se tem argumentos tem de se recorrer ao ataque pessoal: “são uma delegação do PCP”. Até podem ser. Mas o que interessa discutir são os argumentos.

Quanto ao “nem sequer terem tomado uma posição em acidentes ambientais importantes como Chernobyl” se não fosse trágico seria hilariante. Já agora, o PP tomou alguma posição em acidentes ambientais importantes como o Exxon Valdez? Não? Então não são eles que segundo Portas prezam a vida e por isso também prezam a natureza?

Sem Durão para o disciplinar, Portas já se começa a mostrar como um “verdadeiro animal político” é está com a rédea solta. Os próximos tempos prometem.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home