16.8.04

Hugo Chavez

Quem lesse o publico ou ouvisse o noticiário da sic e da tvi ficaria com a impressão que Hugo Chavez é um ditador, um líder populista, que se mantém no poder pela força da intimidação e que perpetrou uma gigantesca fraude eleitoral. Já sabemos como funcionam os “média” por cá.

A realidade é bem diferente: Chavez foi a eleições duas vezes e ganhou-as. A meio do segundo mandato sofreu uma tentativa de golpe de estado, cujos responsáveis foram amnistiados pelo próprio Chavez. Esses mesmos golpistas, estiveram desde então até agora a conspirar para tirar Chavez do poder. Lembraram-se finalmente de recorrer a um instrumento que sendo democrático precisava da aceitação do próprio Chavez: o referendo. Chavez, corajosamente e mais uma vez concedeu-lhes. Agora que perderam ( Chavez ganhou com 58%) vêm dizer que houve fraude. Fraude? Fez-me lembrar Angola em 92, quando Savimbi disse que tinha havido fraude e que, se houvesse repetição das eleições e ele não ganhasse, era fraude também, e assim por diante, enquanto não ganhasse.

O referendo na Venezuela teve supervisão de várias instituições incluído o centro de Jimmy Cárter, estando o próprio presente. Nenhum deles fala em fraude. Além disso, o referendo foi realizado por votação electrónica, o que obviamente dificulta muito mais qualquer deturpação e torna muito mais exactos os números.

Chavez tem tido, nos últimos 2/3 anos, contra si toda a imprensa venezuelana, o que não espanta, ela é controlada pelos detentores das grandes empresas e das grandes fortunas, ou seja os mesmos que, antidemocraticamente, e com o apoio da CIA, conspiraram para retirá-lo do poder.

E quem apoia Chavez? Aqueles que pouco têm, os assalariados, os desfavorecidos, os que nasceram e viviam esquecidos.

Hugo Chavez é um líder da esquerda bolivariana venezuelana e representa para o povo venezuelano, a esperança e o sonho de uma vida melhor, com mais igualdade e mais justiça. O mesmo que representava Salvador Allende para o povo Chileno. Ou, ainda que de maneira diferente, o que representa Lula para os brasileiros.

O problema é que a história do sec XX ensina-nos que os líderes sul-americanos que pretenderam, tão-somente, introduzir reformas que trouxessem uma melhoria da vida das populações, acabam normalmente depostos e assassinados. É o que tenho medo que aconteça a Chavez.


1 Comments:

At 10:20 PM, Blogger Lobo Sentado said...

Excelente artigo, Sacha.
Há uns trinta e tal anos, vi como a canalha imperialista derrubou o Allende e a matança que se seguiu.
É muito difícil fazer algo, pacificamente, que seja uma resposta às legítimas aspirações dos mais desfavorecidos. Há quem não queira perder a nojeira de privilégios de que goza e que são conseguidos À conta da infelicidade dos outros.
Estes perderam no referendo. Possivelmente, vão transportar a luta para outros domínios. E até talvez tenham a ajuda do famigerado Bush.

 

Post a Comment

<< Home