6.9.04

António Nóbrega e a Flecha Mané (Garrincha)

O Fbonito trouxe aqui um excelente texto de Arnaldo Jabor, em que falando de Pelé e das memórias de infância, falava também da sensação de "estar de fora", e de inesperadamente ser-se testemunha consciente do “milagre” da Arte, que acontece a qualquer momento, em qualquer palco inesperado.

Como a inspiração do texto era Pelé, eu que também não sou especialista em futebol, lembrei-me imediatamente de uma letra, um poema de Wilson Freire, chamado Flecha Fulniô, sobre outro artista, outro herói dos palcos do povo, este com um fim mais trágico: Garrincha.

Eis alguns dos versos:

Sumaúma grande
Brotou curumim
Ave miúda
nasceu passarim

Sangue Fulniô
Pegadas toré
um arco no corpo
a flecha Mané

Fogo na galera
delira a aplaudir
um anjo torto
barroco a sorrir

Malasartes do jogo
Driblando zagueiros
um bobo pra corte
um herói brasileiro

O poema foi musicado e faz parte da excelente opereta/disco “O Marco do Meio-Dia” de António Nóbrega.

Neste disco, inspirado no poema “martelo do marco do meio-dia" de Ariano Suassuna, Nóbrega aborda não só a(s) (re)descoberta(s) do Brasil como momentos, temas e personagens importantes da história brasileira como: Zumbi (do kilombo dos palmares), a mestiçagem, o sincretismo religioso, o Aleijadinho, o Bispo do Rosário e, ao rítmo de frevo, Flecha Fulniô, que celebra o mito Garrincha referindo-se à ascendência (da tribo) indígena do idolo futebol brasileiro.

Nóbrega é (mais) um músico brasileiro não apenas excêntrico mas extraordinário e, de alguma forma, o equivalente pernambucano do baiano Tom Zé. Investe nos mais diversos formatos da música de sua região, partindo algumas vezes da criação popular pura com rítmicas inspiradas em Jackson do Pandeiro, falando de "siri jogando bola", como na composição homônima de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e recriando a atmosfera das bandas de pífanos que povoam o interior nordestino.

Tem um site muito bom, onde é possível conhecer o artista, seu percurso, sua discografia e até ouvir um trecho de todos os temas dos discos que gravou, incluindo Flecha Fulniô.

http://www.antonionobrega.com.br/






0 Comments:

Post a Comment

<< Home