30.8.04

Mais 1,3 milhões de pobres nos Estados Unidos em 2003 (link)

O Gabinete do Censo dos EUA divulgou que em 2003 havia 35,8 milhões de americanos abaixo do nível de pobreza - um aumento de 12 por cento em relação a 2002. A percentagem de americanos sem acesso ao sistema de saúde aumentou também, em 15 por cento. Os dados do Censo mostram que 12,5 por cento da população dos EUA vive abaixo do limiar de pobreza; este número inclui 12,9 milhões de crianças. Foi o terceiro ano consecutivo em que este número subiu - ou seja, desde que Bush chegou à Casa Branca, todos os anos há mais americanos pobres.

2003 foi também foi o terceiro ano consecutivo em que o número de americanos sem um seguro de saúde aumentou; como não há um sistema de saúde público a nível nacional nos EUA, não ter um seguro pode significar grandes dificuldades no acesso a cuidados médicos.

Comentário: Hoje que começa o circo republicano (após o circo democrata), gostaria de ver Bush falar sobre estes factos, indesmentíveis, publicados por uma agência neutra. Sei no entanto que vou sair defraudado, Bush vai preferir as frases feitas, o levantamento de suspeitas sobre o "heroismo" de kerry, as histórias dos swift boats no vietname e outras palhaçadas semelhantes. Sinceramente, prefiro ver o Tonigh Show. John Stewart, pelo menos têm um sentido de humor mais requintado.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home