31.8.04

O que se pode esperar de John Kerry

Ponto prévio: acho que não há nenhum ponto de comparação entre Kerry e Bush em que este último possa sair vencedor. (excepto, claro em relação a riqueza)

Kerry é um homem e um político sério, que pretende produzir uma discussão elevada e lançar no debate os temas importantes interna e externamente. Tem um passado primeiro de serviço militar cumprido com honra e prestígio e depois, corajosamente um passado de contestação da guerra onde, apesar de ter sido considerado um herói, se sentiu Kerry um peão.

Bush é um homem medíocre que se não fosse o dinheiro do pai não teria chegado nem a presidente da associação de alcoólicos anónimos lá do bairro. Não pretende discutir de forma séria nenhum tema, porque sabe que não é capaz. Nos debates vai recorrer a um “update” dos slogans e frases feitas redutoras que vem usando desde os debates com Al Gore. Bush percebeu nessa altura que grande parte do povo americano estava-se nas tintas para um debate sério. Queria circo e Bush deu-lhes circo e ganhou (na realidade até perdeu, mas o facto é que é o presidente americano)

Kerry, porque é demasiado sério, corre o risco de ter o mesmo destino de Gore.

Porque é mais inteligente, mais humilde e mais perspicaz que Bush, os EUA e o Mundo serão (um pouco) melhores se Kerry ganhar. Mas dito isto, acho que pouco mais podemos esperar. As politicas externas serão um pouco mais dialogantes, um pouco mais flexíveis, (a posição sobre Kioto será provavelmente revista) mas o unilateralismo continuará a existir, como existia nos tempos de Clinton e da Sr.ª Albright, (estão lembrados ou não?). As políticas sociais americanas vão provavelmente melhorar (um pouco) mas não se espere que os Estados Unidos passe de repente a ser o Canadá em termos de direito a cuidados de saúde e educação. Finalmente os grandes interesses económicos encrostados nos alicerces mais profundos da casa branca não serão grandemente contidos.

No fundo comparar Kerry a Bush é comparar uma direita (se preferirem, um centro) mais moderno, moderado e inteligente e com alguma (insuficiente para mim) preocupação social com uma direita radical, arrogante, belicista que não tem nenhum plano de fundo para o povo do seu país.

Comparar a política de Kerry com a de Bush, será mais ou menos como comparar Tony Blair a Margareth Tatcher, ou se preferirem, será como comparar Cavaco ao mostro das 3 cabeças (Leia-se: o governo de Barroso, Santana e Portas).

Dito isto e estando a democracia americana restrita a dois partidos um de direita e outro de centro, espero obviamente, mas sem grande entusiasmo, que Kerry ganhe.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home