27.10.04

Aiué Angola, em Kadiengue mais uma vez

O título e o tema foi-me sugerido pelo Horácio que me mandou o link para o Transparency International , onde o seu índice de percepção da corrupção, "o Corruption Perceptions Index 2004" mostra que Angola está entre os países mais corruptos do mundo.

Entre os 10 paises onde há menos corrupção como seria de se esperar proliferam os nórdicos: 1ºFinlândia, 3º Dinamarca e Islândia, 6º Suécia, 8º Noruega. A Holanda aparece em 10º, a Australia em 9º e a Suiça em 7º. A supresa é a Singapura que aparece em 9º lugar.

Logo a seguir aparecem países como a Inglaterra, Canadá, Austria, Alemanha e Luxemburgo.

Portugal está em 27º Lugar, O brasil em 59º, Moçambique em 90º.

Os melhores de africa são o Botswana 31º, a Africa do Sul 44º e a Namibia 54º. O Botswana está a frente de países como a Italia, Hungria, Grécia, Coreia do Sul e Republica Checa.

Mas....entre os últimos, os kabuilas, em kadiala, em kadiengue, está Angola em 133º : Na mesma posição, os "parceiros" são: a Republica Democrática(?) do Congo, a Costa do Marfim, a Georgia, a Indonésia(?!) o Tajikistão e o Turkmenistão.

Piores (será mesmo?) só o Azerbaijão (mas eles, ao menos têm a "deusa" e pianista Aziza Mustafa Zadeh), o Tchad, o Paraguai, a Nigéria, o Bangladesh e o Haiti. Motivador não?

Mas não fiquemos tristes... fiquemos tristissimos: somos vice-campeões mundias na burocracia. Não seria de esperar outra coisa. A burocracia é um instrumento fundamental para a corrupção. Mais uma vez os nosso concorrentes são o Chade, o Haiti, a Republica Democratica(!!???) do Congo e o Burkina Faso.

Como seria de esperar, os países menos burocratizados de Africa são a Africa do Sul e o Botswana.
* - Há uma correcção nos "Comments"

2 Comments:

At 12:48 AM, Blogger ELCAlmeida said...

Não somos os vive-mundiais da burocracia. Provavelmente Horacio, tal como eu foi induzido em erro; erro esse que logo de seguida rectifiquei no meu blogue. Somos vice sim mas de África. Tal como lá digo não percamos a esperança que iremos lá chegar.
Abraços. Eugénio Almeida (Pululu)

 
At 12:54 PM, Blogger Sacha said...

Está feita a correcção. Obrigado Kota Lubitino

 

Post a Comment

<< Home