26.10.04

Buttiglione ou Crise?

Acerca de toda esta questão do senhor Buttiglione, três ou quatro notas:

Primeiro a falta de tacto de José Manuel Barroso, ao pedir a Berlusconi que indicasse o comissário para justiça e igualdade. Logo Berlusconi, um homem que na Itália tem usado de quase todos (inclusive fazendo aprovar alterações da própria lei) os expedientes para fugir da mesma justiça. É quase como ter pedido a Bugsy Malone que indicasse o procurador público de Chicago.

Depois, veio o senhor Buttiglione dizer uma série de alarvidades: Que o papel das mulheres é estar em casa; Que as mulheres solteiras não eram boas mães: Que o homossexuais eram pecadores. Enfim, uma série de frases que nem os bispos e arcebispos mais “ortodoxos” da a igreja católica se atreve actualmente a proferir em público.

Mais tarde tentou defender-se dizendo que isso eram convicções pessoais que não afectavam a sua “praxis” politica. O problema é que a sua praxis politica não é nada abonatória,( ver The Economist)

Sabe-se hoje que, além da oposição à comissão pelos partidos de esquerda, também os liberais vão votar maioritariamente contra (50 contra, vinte e tal a favor). Resta saber como se colocará o partido socialista, já que o tanto Blair como Shroeder apelaram aos “seus “ deputados para votarem a favor.

E tudo isto porque Durão Barroso prefere adoptar uma táctica de antes quebrar que torcer e ao invés de simplesmente mudar o pelouro do senhor Butiglione, resolveu fazer finca pé. Será isto não "melindrar" Berlusconi? Tenho dúvidas.

Devo dizer que nunca percebi muito bem a quase unanimidade dos vários governos da europa em torno de Barroso. Não entendo sobretudo o apoio da França, da Alemanha e de Espanha, ao mesmo senhor Barroso que esteve ao lado de Bush, Blair e Aznar na cimeira das lages, e que tanto esteve na origem de uma primeira divisão no apoio ao EUA. Talvez por que tendo Barroso sido a “ quadragésima quinta escolha” estavam todos já muito “cansados” e ansiosos por chegar a um nome mais ou menos consensual.. Sinceramente não podia haver uma escolha para Presidente da Comissão europeia que mais agradasse a George W. Bush.

Outra opção para resolver a crise era o próprio senhor Buttglione, percebendo que está na origem da tal crise, numa atitude de dignidade abdicar, mostrando para com Barroso a mesma solidariedade que este tem mostrado para consigo. Mas ele já mostrou que não está para aí virado, que não tem vergonha nenhuma na cara. O que deve, aliás ser entendido como um( mau) sinal vindo de alguém que poderá a vir a ser comissário europeu.

Buttiglione é, aliás, outra personagem bem a imagem de George W. Bush. As semelhanças de convicções e de atitudes entre o primeiro e os dois juízes ultra conservadores nomeados por Bush para o supremo tribunal é demonstrativo disso mesmo.

Quase que se pode dizer que os dois cenários possíveis para a Europa: a nomeação de Buttiglione ou a crise Europeia são uma “win-win situation “para Bush.

PS- Espero que os deputados socialistas e os liberais tenham a coragem de rejeitar a teimosia de Barroso e Butiglione. Que não se deixem "assustar" por aqueles que ameaçam com a crise institucional na Europa. Que votem primeiro no que acreditam, de acordo com as suas convicções, depois, se tiver que ser, que venha a “crise”. Melhor a “crise” que uma paz podre resultante de mera cobardia política.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home