8.10.04

Tinham qualidade?

Em declarações à Rádio Renascença, Cavaco Silva considerou que se a saída de Marcelo Rebelo de Sousa "configura uma forma de censura, ainda que encapotada, uma limitação à liberdade de opinião própria de uma democracia pluralista", então o país está "perante um caso muito, muito grave".

Afirmando que as análises que Marcelo Rebelo de Sousa fazia na TVI todos os domingos tinham "indiscutível qualidade", Cavaco Silva considerou ainda ter havido "um tremendo erro da parte dos que estão por detrás do seu afastamento".

O ex-primeiro-ministro salientou, no entanto, que "só o próprio pode esclarecer o que se passou".

Comentário:
Estou de acordo com o Prof. Cavaco com quase tudo. Menos com a “indicutivel qualidade” . A qualidade dos comentários do Prof. Marcelo é para mim muito discutível. OS comentários eram de grande ligeireza em quase todos os domínios: Nos livros que recomendava e por onde só tinha passado os olhos, na preferência pela politiquice ao invés da politica das grandes questões, porque era de facto tendencioso ( e não me estou a referir ao comentários ao governo PPD-PP) e porque finalmente não evitava misturar tudo isto com qualquer outro assunto que calhasse (futebol, musica, política internacional, etc). Muito mau, muito popularucho. O que não invalida em nada a condenação que deve ser feita ao seu silenciamento.

Mas, nunca me esqueço da frase do meu camba Victor (não me esqueci do C) Hugo: gostos não se discutem, lamentam-se.

Já agora revejo-me mais no comentário de Pacheco Pereira:

"Marcelo é previsível nas suas críticas e nos seus silêncios, nos seus venenos e nos seus ajustes de contas, nas suas verdades e nas suas meia-verdades, só que uma coisa é ter do outro lado alguém convicto do que está a fazer, ou sabendo o que está a fazer, e outra alguém que se desintegra de medo perante o "professor". Esta é que é a questão, e é por isso que calar Marcelo seria um atentado efectivo à liberdade de expressão no seu conjunto e um péssimo sinal para a saúde da nossa democracia. Controlo e censura são respostas da fraqueza. " (tirado do artigo A resposta da fraqueza cujo link está no post abaixo)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home