8.10.04

Wangari Maathai, Nobel da Paz:


A queniana Wangari Maathai tornou-se hoje a primeira mulher africana a ser galardoada com o prémio Nobel da Paz. O comité justificou a atribuição do Nobel da Paz a Maathai, pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentado, democracia e paz.
A causa ecológica «é um aspecto importante da paz porque, quando os recursos rareiam, lutamos para os conseguir», afirmou a premiada em declarações à televisão estatal da Noruega, NRK. Defendendo a ecologia, «lançamos as sementes da paz, para o presente e para o futuro», disse.

Maathai foi responsável pela Campanha Jubileu 200, através da qual desempenhou um papel crucial nos apelos ao perdão da dívida dos países pobres africanos.
No entanto, é na área do Ambiente que mais se tem destacado, sendo a primeira mulher a obter o doutoramento (em 1971) em Ciência Biológicas na África Central.

A Nobel da Paz 2004 fundou em 1977 o Green Belt Movement e ajudou à plantação de 30 milhões de árvores em África. Liderou este movimento até 2002, altura em que foi eleita para o parlamento queniano.

Também conhecida pela defesa dos direitos das mulheres, Maathai presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres do Quénia entre 1981 e 1987, organismo ao qual ainda está ligada, além de fazer parte da Organização para o Desenvolvimento das Mulheres e do Ambiente (WEDO, sigla em inglês).

Foi ainda directora da Cruz Vermelha queniana entre 1973 e 1980 e integra agora a Cruz Verde Internacional. No âmbito das Nações Unidas, é membro do Conselho sobre Desarmamento e da Comissão Global de Governação

Em 2003 foi convidada pelo presidente queniano para vice- ministra do Ambiente, Recursos Naturais e Vida Selvagem.

fonte: expresso
 Posted by Hello

0 Comments:

Post a Comment

<< Home