22.12.04

Coisas Lidas: Co-incineração Essencial para a Imagem de José Sócrates


O que é o "síndrome banana"? Foi o próprio José Sócrates quem o explicou ontem, durante um encontro com a JS numa discoteca de Lisboa. Segundo o secretário-geral do PS - que citava "um autor inglês" --houve três maneiras de se encarar o problema da co-incineração: a fórmula "NIMBY" ("Not in my back yard", que quer dizer "não no meu quintal"), que evoluiu para "NIMET" ("Not in my electoral term", que significa "não no meu círculo eleitoral") e, por fim, o síndrome "BANANA" --"Build absolutely nothing anywhere near anybody", ou seja, não se contrói nada em lado nenhum perto de ninguém. Em resumo, não se faz nada.
José Sócrates, que acusa o Governo de ter optado, como estratégia relativamente ao tratamento de resíduos perigosos, pela solução "banana", decidiu reiterar que um futuro governo PS colocará em marcha a opção defendida por si próprio enquanto ministro do Ambiente do Governo liderando por Guterres. Ora, a co-incineração foi das propostas do guterrismo que mais ondas de choque provocou, nomeadamente com o PS-Coimbra e com os deputados socialistas eleitos por Coimbra - distrito onde se situa Souselas, local de uma das cimenteiras onde seria feita a co-incineração.

Mas a importância da co-incineração é muito maior, para José Sócrates, do que uma simples(?????) opção de queima de resíduos industriais. Para o líder do PS, está em causa a sua imagem(?????) de "determinação" e "firmeza" que considera ter demonstrado à época e vai querer utilizar como mais-valia na campanha eleitoral.

Comentário:
O problema de Sócrates continua a ser, isso sim, distânciar-se da imagem de Santana Lopes. O que esta (pseudo?) notícia faz é justamente trazer Sócrates para a esfera da "obcessão da imagem", o "Páthos" de Santana. O problema é que a situação é um pouco tipo "pescada de rabo na boca": Por muito que Sócrates tente mostrar que tem convicções ( algumas até impopulares) alguém poderá sempre dizer que é uma representação de um homem convicto, por um questão de imagem. . O problema é se a notícia for de facto real. Aí é que o país está mesmo perante um grande sarilho.
PS - por falar em bananas, nesta altura de prendas, o velho filme de Woody Allen pode ser uma boa alternativa ao DVD do gato fedorento. ainda não há edição portuguesa, mas a versão importada não é cara e terá quase a certeza que a sua oferta é única.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home