23.12.04

Soulive, os novos "groove masters"


O formato trio composto por bateria, orgão e guitarra, tem raízes firmes na história do jazz. Algumas vezes foi sobretudo um veículo económico de suporte do líder ( nos casos dos trio de Wes Montgomery, Jimmy Smith, Grant Green) outras era um all-star de extensiva improvisação colectiva ( por ex. Tony Williams Lifetime).
O grupo Soulive tem os pés assentes em toda essa tradição, mas ao mesmo tempo, sem complexos, pisca o olho e tem os ouvidos atentos ao Hip Hop e Funk que se vai fazendo nos dias de hoje. São pois um grupo capaz de trazer o jazz e o gozo pelo improviso as audiências mais jovens. Fundado em 1999, o grupo é composto pelos irmãos Evans (Neal:orgão Hammond-B3; Alan:bateria) e o guitarrista Eric Krasno. O sinal de apreço pelo seu veio de John Scofield, ao participar em Tourn it Out, o segundo disco dos Soulive. A editora Blue Note não esperou mais tempo e contractou-os assim como já fizera com o outro trio "groove oriented" de referência: Medeski, Martin & Wood e com Charlie Hunter (que também trabalha frequentemente com trios).
Pela Blue Note, os Soulive, lançaram três discos: Doin´Something (2001), Next (2002) e o último simplesmente chamado Soulive (2003). O disco é ao vivo e isso ainda torna mais impressionante o virtuosismo e versatilidade músical destes jovens músicos. É um disco intenso, daqueles que nos poem, se estivermos bem dispostos, a abanar a cabeça e a mexer os pés. Posted by Hello

0 Comments:

Post a Comment

<< Home