22.2.05

Coisas Lidas II

Bloco de Esquerda reavalia sistema de rotação de deputados no Parlamento

disse ao PÚBLICO Francisco Louçã, argumentando que "a necessidade que o Bloco tinha anteriormente não se coloca com tanta premência"

"Num ou noutro caso, pode justificar-se", disse, exemplificando com a falta de um deputado especializado na área da saúde. Neste caso, pode ser ponderada a hipótese de o médico João Semedo, renovador comunista e terceiro candidato na lista do Bloco pelo Porto, vir a ocupar um lugar na Assembleia da República. Francisco Louçã averbou ainda a probabilidade de existirem "questões pessoais" que resultem em "ausências num curto espaço de tempo". É o caso de João Teixeira Lopes, eleito deputado pelo distrito do Porto, que está a preparar as suas provas de agregação e que poderá ausentar-se do Parlamento "durante um ou dois meses".

Para o primeiro fim-de-semana de Maio (7 e 8) está já agendada mais uma convenção do BE, durante a qual serão discutidas as moções de orientação que, segundo Francisco Louçã, devem ser apresentadas até meados de Março. Sobre a possibilidade de discutir, na convenção, a proposta de alterar a estrutura organizativa do partido (direcção colegial), Francisco Louçã disse ao PÚBLICO não saber se essa matéria será analisada. Adiantou, no entanto, que o Bloco pretende debater a "estruturação nacional" do partido, nomeadamente a aposta no alargamento das distritais e na promoção de iniciativas locais. A consolidação local constitui, de acordo com Louçã, uma das prioridades do Bloco, uma vez que "existe a necessidade de ter uma estrutura mais aberta", realizar "mais actividades públicas" e recolher o "apoio popular", que, acrescentou, "é muito importante". Tudo isto porque "o Bloco não pretende ser um partido de funcionários", garantiu o deputado.

Espero que o tal sistema de direcção colegial não mude. Gosto desse sistema. Mais horizontalizado, menos piramidal, menos rigido. O BE tem de conseguir, apesar do crescimento, fugir ao tipo de estructura típica nos outros partidos. E nada de Jotas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home