14.3.05

A "excelência" de Maria José Nogueira Pinto (2)

Portugal não tem um projecto nacional desde 1974. O que é que nós queremos que Portugal seja.

A esquerda socialista diz que é atingir os níveis médios de desenvolvimento da União Europeia...

Mas é por isso que eu não sou de esquerda. Porque eu choraria se dissesse que o objectivo de um país com nove séculos é atingir uns indicadores...

Mas esses indicadores revelam a vida das pessoas.

Pois, só revelam isso. Mas as comunidades são muito mais do as pessoas. Em 24 de Abril de 1974, bem ou mal, goste-se ou não se goste, Portugal tinha um projecto nacional. E a pergunta que os portugueses fazem é: este país se não é do Minho a Timor, é o quê? Esta resposta ninguém deu. Houve um momento em que o desígnio era fazermos parte da União Europeia; agora é não ficarmos atrás dos países do alargamento.

E esses desígnios são pequeninos, no seu entender?


Completamente, são de um país que foi obrigado a perder a sua auto-estima e que foi obrigado a perder aos poucos a sua identidade


Se não fosse preocupante, seria apenas triste ver uma mulher inteligente e politicamente activa como Maria José Nogueira Pinto não conseguir, até hoje, perceber o que é Portugal fora de um contexto imperial/colonial e continuar a acreditar que a auto-estima portuguesa dependia da mentira do desígnio civilizacional.

Adenda: O Abre-Surdo, humildemente, sugere a Maria José Nogueira Pinto que, para efeitos de obtenção- ainda que em doses comedidas- daquela virtude chamada pudor, (re)leia a "Brevíssima relação da destruição de África" de Bartolomé de las Casas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home