6.6.05

Contrabando de Antiretrovirais

Antiretrovirais (os fármacos de primeira linha para o VIH/SIDA) destinados a países africanos foram desviados e reintroduzidos ilegalmente no sistema nacional de saúde Inglês (NHS). A notícia foi dada pela BBC.

Não se trata de reconhecer um episódio ou um engano nem nada que se pareça. Já há muito que tem havido suspeitas e investigações sobre este tipo de actividade.

O que acontece é que distribuidores sem escrúpulos compram a preços baixos, antiretrovirais desviados do destino original: distribuíção gratuita ou quase em países africanos e da europa do leste. Depois, reintroduzem-nos ao preço de mercado no espaço europeu o que, segundo especialistas, lhes permite obter lucros que poderão ser comparáveis ao tráfico de cocaína.

A gigante farmacêutica GlaxoSmithKline processou a empresa de distribuição farmacêutica Dowelhurst após ter constatado que esta era responsável pela reintrodução via Suiça de antiretrovirais seus no NHS. Os fármacos eram originalmente destinados ao Senegal e a República Democrática do Congo. A GSK admite no futuro tomar medidas de segurança. Por exemplo mudar a cor dos comprimidos consoante o destino.

Ler mais
aqui , aqui ou aqui.


Duas notas:
(1) A notícia tem um mês. Passou-me ao lado. Admito que possa andar distraído mas não deixo de ficar com a sensação que, ao contrário da rigorosa BBC, parte da comunicação social não tem grande disposição para fazer eco deste tipo de notícia.

(2) Tendo em conta as margens de lucro que se afirma que este tipo de “negócio” pode dar, não me espantava nada que os actores envolvidos não se ficassem pela rama de empresas distribuidoras. Por exemplo, não ficarei nada surpreendido se no futuro se vier a descobrir o envolvimento directo das próprias empresas farmacêuticas ou de alguns “beneméritos” líderes africanos.

Ficaria feliz se fosse paranóia minha, mas como sei que todos os dias, a cada no
vo dia, um homem há-de inventar uma nova maneira de se tornar o lobo de outros homens….
Adenda: Uma boa notícia, que também já tem um mês: o Brasil comprometeu-se a fornecer antiretrovirais a nove nações caribenhas. Note-se que nestas ilhas calcula-se que 2,5% da população esteja infectada pelo HIV. Um número apenas ultrapassado pelos países da África subsariana. Entre as nações caribenhas a única que não possui valores tão elevados é Cuba.

1 Comments:

At 10:22 PM, Blogger Horácio said...

Não sabia disso, Sacha. É revoltante! Quanto à possibilidade de um envolvimento de líderes africanos, subscrevo o que disseste: não seria uma surpresa, infelimente.

Horácio

 

Post a Comment

<< Home