24.9.04

Deficit de análise

Sobre a escassez de análise e critica Economica em Angola, o Joe mandou-me este texto:

A notícia

A inflação em Angola ultrapassou em Agosto o objectivo fixado pelo governo angolano para o conjunto do ano, de 20 por cento, segundo dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O índice de preços no consumidor evoluiu 1,6 por cento em Agosto, elevando para 21,53 por cento o aumento dos preços acumulado desde Janeiro, de acordo com aquela fonte.
Com o valor acumulado desde o início de Janeiro, foi ultrapassado o objectivo fixado pelo governo angolano para este ano, que previa uma taxa de inflação de 20 por cento, conforme consta do Orçamento Geral do Estado aprovado para 2004.
Em Agosto, as maiores subidas registaram-se nas classes de vestuário e calçado (4,27 por cento), hotéis, cafés e restaurantes (6,86 por cento) e mobiliário, equipamento doméstico e manutenção (1,75 por cento).
Apesar de já não ser possível cumprir a meta fixada pelo governo para a taxa de inflação deste ano, o aumento anual dos preços no consumidor em Angola tem vindo a registar acentuadas descidas nos últimos anos, numa tendência que deverá manter-se em 2004.
Em 2001, a taxa de inflação foi de 116 por cento, descendo para 105 por cento em 2002 para se fixar pela primeira vez nos dois dígitos em 2003, quando foi alcançada uma taxa anual de 76,5 por cento.
No final deste ano, o aumento do nível de preços no consumidor será inferior ao verificado no ano passado, estimando os analistas que possa pela primeira vez situar-se abaixo dos 50 por cento.
A elaboração da taxa de inflação mensal é feita com base em 12 classes e 24 produtos, sendo analisadas mensalmente cerca de 14 mil amostras de preços em vários mercados da capital angolana.


O comentário

Acredito que este Articulista deve ser um comentarista de futebol ou algo parecido. Como vês, o que aqui observamos é um artigo que não analisa nada... é uma constatação... um vómito.

O ´´sistema`` de transportes foi afectado com o aumento abrupto e desmesurado do preço dos combustíveis pela Sonangol-Governo. Só este facto (neste país produtor de Crude Oil ) é mais do que o suficiente para aumentar o índice de preços ao consumidor, uma vez que os transportadores aéreos, camionistas ou Kandongueiros, reagiram ao aumento, elevando os preços dos serviços.... E aí temos

Mais uma vez, o aumento do preço dos combustíveis foi justificado pelo aumento internacional do preço do Crude, ora esta justificação é absolutamente anacrónica por dois motivos:

1- Os custos de produção de Crude em Angola (pelo menos por enquanto) não aumentaram e a menos que Angola estivesse a comprar em Londres ou New York o crude que é enviado para a Refinaria de Luanda (o que até se sabe não ser verdade). Não há nem havia qualquer qualquer razão para o aumento atrás focado.

2- O aumento internacional do Preço do Crude (após o pedido da OPEP para Angola aumentar os níveis de produção), resultou em tremendos ganhos para o país, o que deveria permitir (e os economistas sabem isso) reduções proporcionais dos níveis inflacionários.

Estes temas como te dizia ontem, não são aqui analisados nem discutidos são apenas...regurgitados como qualquer notícia do futebol do Real Madrid, ou do Benfica de Portugal. Aliás, o futebol nos média de Angola tem espaço, não a análise económica seja ela macro, ou familiar.

Um abraço ,
Joe






0 Comments:

Post a Comment

<< Home