28.10.04

Sinais

Ainda não vi "A Vila" ( e nem sei se vou ter tempo para ver). Mas já ouvi falar mal. Assim como ouço muitos falarem mal dos "Sinais". Os que não gostaram da Vila esperavam ir ver um filme de terror, os que não gostaram dos Sinais esperavam ir ver um filme de ficção cientifica.

Quanto aos Sinais é, para mim, o melhor filme de Night Shyamalan (sem contar com a Vila, claro). Trata-se na realidade um filme sobre um homem que perdeu a sua fé religiosa, usando o veículo do filme de suspense. Em Night Shyamalan, o veículo pode ser um herói de BD, terror, ou CFI, mas é o cinema clássico de suspense de Hitchcock a sua maior e mais nítida influência. Só que com a diferença é que o suspense é apenas a linguagem para um conto que é sempre uma metáfora mais abrangente. Por sorte intuitivamente percebi isso quando vi "Sinais" pela primeira vez e por isso gostei muito do filme. Depois, para satisfação minha pude confirmar que estava certo quando ao adquirir o DVD, assisti os extras e a explicação do realizador. Aconselho por isso a revisão do Filme Sinais, antes e após visualização dos comentários do autor. ( No continente, o DVD de Sinais está a venda a um preço acessível - 8 euros, vale a pena).

Este post foi motivado pelo seguinte post do Prazer_Inculto

PS- a despeito da publicidade, ei de publicar um post sobre as tesouros e pechinchas (CD´s e DVD´s) que as vezes se encontram nos continentes e wortens.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home