Notícia do "Público": Intel apresenta novos processadores Itanium 2
A Intel apresentou hoje os novos processadores Itanium 2, baseados na nova arquitectura EPIC (Explicit Parallel Instruction Computing), com tecnologia de 64 bits e vocacionados para grandes servidores empresariais.
O Itanium 2 surgirá com velocidades de 1,6 GigaHertz (GHz) e 9 megabites (Mb) ou 6 Mb de memória cache (memória utilizada como área de armazenamento temporário) L3 (de nível 3), a 1,5 GHz e 4 Mb de cache L3, a 1,6GHz e 3Mb de cache L3, estando previsto um processador Itanium 2 de baixo consumo, a 1,3ghZ e com 3 Mb de cache L3.
Antonino Albarran, responsável da Intel na Península Ibérica, revelou ainda previsões que apontam que na segunda metade de 2005 surja uma nova versão do Itanium, com o nome de código Montecito e será o primeiro processador dual-core, que funciona como se tivesse dois processadores virtuais. O Montecito, que conterá 1,5 mil milhões de transístores, deverá apresentar uma performance pelo menos 50 por cento superior à do Itanium 2 a 1,6 GHz com 9 Mb de memória cache.Adiantou que ainda em 2005 está previsto que a tecnologia dual-core seja introduzida nos processadores Xeon (para servidores mais pequenos), Pentium IV (para computadores pessoais) e Centrino (para portáteis).
A Intel lembra que o Itanium 2 está já a ser utilizado pela agência espacial norte-americana (NASA) num dos mais rápidos supercomputadores do mundo, o sistema SGI Altix, que tem 10240 processadores Itanium 2 correndo o sistema operativo Linux.
fonte: Público
0 Comments:
Post a Comment
<< Home