10.2.05

Coisas Lidas

EUA

(1)Religiosos Contra a Política Ambiental de George W.Bush


A frustração com a política ambiental da Administração de George W. Bush é patente tanto nas igrejas como nas sinagogas, tal como se denota numa declaração assinada por mais de 1000 dirigentes religiosos de 35 estados norte-americanos.
[...]
Numa conferência realizada no mês passado, alguns dirigentes católicos, protestantes e judaicos surgiram com a ideia de uma forte declaração sobre o ambiente, para avisar a Casa Branca e os congressistas republicanos de que há limites para o apoio que podem esperar da comunidade religiosa, disse Paul Gorman, director da Parceria Religiosa Nacional para o Ambiente, aliança de organizações católicas, protestantes, evangélicas e judaicas.

A declaração opõe-se, designadamente, à política de Bush quanto ao aquecimento global e às emissões tóxicas das centrais nucleares a carvão. O Conselho Nacional das Igrejas está a fazer circular o documento entre 250 mil dirigentes religiosos e laicos de todo o país.

(2) Pentágono Pagou a Jornalistas para Influenciarem a Opinião Pública
O Pentágono financia "sites" informativos nos Balcãs e no Magrebe, pagando indirectamente a jornalistas pelo seu trabalho, prática que está agora a ser alvo de uma investigação oficial, na sequência de uma reportagem da CNN sobre o assunto.

....... ........

ONU

Brasil, Índia e África do Sul preparam "nova liderança do Sul" no principal órgão executivo das Nações Unidas, em alternativa ao unilateralismo dos EUA. Os brasileiros foram os que mais abertamente assumiram a iniciativa e os que há mais tempo aspiram ao lugar. Os próximos meses deverão ser decisivos, com a expectativa de uma grande reforma das estruturas e cargos de decisão dentro da ONU




0 Comments:

Post a Comment

<< Home