5.2.05

Gilberto Gil (2)

Em defesa do software livre e da cultura Hacker

Gilberto Gil, participou como ministro da cultura do Brasil no debate "Revolução Digital no Fórum Social Mundial". Gil defendeu sugeriu novas maneiras para avaliar a questão dos direitos autorais e aproveitou para fazer uma distinção entre a cultura hacker e o os crackers.

Defendeu o uso do software livre e disse ser hacker “em espírito e vontade”, o que significa, segundo ele, "ter postura de quem busca a construção de uma nova cidadania na sociedade da informação".

"Sou ministro, sou músico, mas sou, sobretudo, um ‘hacker’ em espírito e vontade. Todos aqui sabem também que sou um defensor, um praticante do software livre”, afirmou o ministro.

Gil também propôs o lançamento da campanha "Convocação Global Pela Liberdade Digital da Humanidade", alusão à campanha "Chamada Global para a Ação Contra a Pobreza", lançada no último dia 27 pelo presidente Lula.



ler mais sobre este seminário


A liberdade de conhecimento foi dos temas principais desta edição do Fórum Social Mundial. O eixo "Pensamento Próprio, reapropriação e socialização dos saberes, conhecimentos e tecnologias" teve mais de 20 seminários debatendo o uso do software livre, a propriedade intelectual, a liberdade de criação e a inclusão digital.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home