22.2.05

instantâneos de Angola

Os preços dos combustíveis em Angola, surpreendentemente (??!), e pela primeira vez na sua história elevaram-se três vezes em mais de 10 por cento, nos últimos nove meses, isto é, desde Maio de 2004 a Fevereiro do ano em curso. Durante este período, a gasolina, um dos combustíveis mais consumidos pelos automóveis e por outros motores tinha em Maio o preço de 20 kwanzas, passando para 34 em Dezembro e deste para 38 o litro, este mês.

-\\-

A Câmara Criminal do Tribunal Supremo condenou hoje a 12 anos de prisão maior o ex-governador do Kuando-Kubango, Jorge Fernando Biwango, por ser o autor moral da morte, por fusilamento, de oito pessoas, em 2002, tidas como feiticeiras, naquele que ficou conhecido como "caso Kamutukuleni".

-\\-

Uma comissão de inspecção sanitária foi criada hoje pela direcção provincial da saúde no Kwanza-Sul para averiguar na Gabela a veracidade da denúncia da morte diária de menores em consequência da transfusão de sangue em crianças internadas na pediatria do hospital regional do Amboim.

-\\-

Vinte mil e 552 ex-militares vão estar inseridos este ano em 24 novos projectos de reintegração sócio-profissional, no quadro do Programa Geral de Desmobilização e Reintegração (PDGR) em execução actualmente no país. Os projectos, já avaliados e aprovados, orçam em 817.881 dólares americanos e vão ser desenvolvidos em Benguela, Huíla, Bié, Huambo, Malanje e Kwanza-Sul, anunciou hoje o director-geral do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares (IRSEM), general António Andrade

Uma missão do Banco Mundial (BM) desloca-se ao Huambo, quarta-feira, para se inteirar do grau de execução do Programa Geral de Desmobilização e Reintegração (PGDR) implementado nessa província. O BM, a semelhança da União Europeia (UE), contribui no PGDR com 32 milhões de dólares (USD).

-\\-

O presidente da União dos Escritores Angolanos (UEA) Dario de Melo considerou hoje em Luanda de "uma perda grande" a morte do escritor Raúl David falecido domingo, por doença, no Lobito. Em declarações a Angop no aeroporto internacional a caminho de Benguela onde vai assitir as exéquias, argumentou a sua afirmação dizendo que o tio Raúl tinha uma grande experiência como homem que era de duas culturas

fonte: Angola Press

0 Comments:

Post a Comment

<< Home