16.3.05

Encontros Lusófonos

Começam amanhã, na Universidade de Lisboa, os "Encontros Lusófonos"

Eis uma súmula do programa

Dia 17
O cíclo de debates e conferências começa logo pelas 9h30 da manhã com o tema: "O Acordo Ortográfico:as vantangens para os países da CPLP, os entraves e as histórias das negociações que começaram há 15 anos". Nele participam Malaca Casteleiro, Carlos Ribeiro de Xavier e Amélia Mingas

A tarde há uma mesa redonda para discutir "As expectativas da escrita em Português- O que esperam da literatura os actores da escrita" .Nela participam Possidónio Cachapa, Dina Salústio, Teolinda Gersão e Ondjaki.

A partir das 21h temos então concertos: Mariza, Tabanka Djaz e ( o Inevitável) Bonga.

Dia 18

Na Sexta-Feira passa as 9h30 o filme "Os olhos azuis de Yonta" do guineense Flora Gomes, estando previsto um debate posterior com a presença de Flora Gomes e Teresa Nicolau.

À tarde, entre as 16h30 e as 18 e fala o Ministro Gilberto Gilcontando com a presença de José Barata Moura, Reitor da Universidade de Lisboa. "Difusão da cultura brasileira" é o tema.

A noite continua a música: Ivan Lins, Tito Paris , Costa Neto e Filipe Santo


Dia 19
No último dia, sábado, o ciclo de debates ainda está em aberto.

À noite os concertos serão de Maria da Fé, José Amaral e Rui Veloso.

Mais informações no Site : http://www.encontroslusofonos.com/

Nota à parte: No programa que se pode ler no site, Gilberto Gil e Ondjaki aparecem com o título Dr. Assim mesmo: Dr.Ondjaki. O que é curioso e no mínimo original: o título da pessoa ser transferido para o pseudónimo literário. (Alguém se lembraria de nos "Contos da Montanha", colocar "Dr.Miguel Torga"?). É caso para dizer,que "não habia nexexidade". Mesmo sendo o local do evento uma Universidade.

obrigado à Φ, pela dica


0 Comments:

Post a Comment

<< Home