8.3.05

Spirit Music Sextet featuring Meshell Ndengeocello

No início dos anos 90, em Nova Iorque Meshell Ndengeocello deslocou-se uma noite à Knitting Factory e abordou Steve Coleman: “ Eu conheço todas as linhas de baixo das tuas músicas. Toma, é uma cassete do meu primeiro álbum que deve sair no próximo ano”

Em 1992 Steve Coleman incluía a jovem baixista no seu álbum “Drop Kick” , fazendo-a participar em 3 temas (Drop Kick, Dread Drop et Z Train).

Entretanto vários anos passaram e Meshell Ndengeocello – compondo, cantando tocando sintetizadores e baixo e produzindo num permanente “flirt” com o Jazz, o Hip-Hop e o Funk – tornou-se mais ou menos um ícone da chamada “Nu Soul”. Produziu bons e importantes álbuns como “THE ANTROPOLOGICAL MIXTAPE" (2002) onde participaram nomes de peso do Jazz e da Soul como Joshua Redman, Bennie Maupin, David Fiuczynski, Geri Allen, Michael Cain, Billy Preston, Marcus Miller, Abe Laboriel, Jr, Luis Conte e Lalah Hathaway.

Se em todos os seus anteriores trabalhos Meshell não se coibiu de espreitar pela porta do Jazz, agora tem estado a envolvida desde meio de 2004 num álbum e na apresentação de um novo grupo montado e dirigido por si - O “Spirit Music Sextet” - que é, este sim, indesmentivelmente um grupo de Jazz. Jazz eléctrico, mas Jazz. (algures entre o Miles de Bitches Brew, Steve Coleman e um pouco de Erik Truffazz.)

O grupo é constituído por: Chris Dave (bateria), Ron Blake (flauta, saxofones tenor e soprano), Oliver Lake (Saxofone alto), Peck Allmond (trompete, tuba e kalimba), Michael Cain (piano), DJ Jahi Sundance (pratos)


Pude hoje assistir no Mezzo aos últimos 20 min do concerto dado pelo Spirit Music Sextet feat. Meshell Ndengeocello no New Morning em Paris em Julho do ano passado. Gostei do que ouvi: extensa improvisação, atitude e espírito de busca, fuga quase obcessiva as "zonas de conforto" e padrões ritmicos pouco habituais em parmanente variação.Pena é que não possamos ter visto a presença de David Fiuczynski (guitarra) e Steve Coleman (saxofone alto) que desde Fevereiro deste ano têm sido convidados especiais de Meshell e do Spirit Music Sextet (que, ao que parece agora se chama Spirit Music Jamia).

Quem quiser pode ver a retransmissão do concerto a que me refiro nos dias 11 as 22H; •13 as 00H30; e 16 as 22H.


Entretanto o álbum saiu em fevereiro, chama-se "Dance of the Infidel" e conta com as participações vocais de Cassandra Wilson e Lalah Hathaway

0 Comments:

Post a Comment

<< Home