15.5.05

Anticorpo Musical: Antipop



Pop é a normalização de todas as estéticas.

Na pop não se é músico, compositor, guitarrista, cantor ou dançarino, é-se “entertainer”. A pop não é arte e entretenimento.

É uma espécie de macrófago de plasticina, molda-se a tudo, mas tudo engole, destruindo.
Tem por isso toda a lógica que o designado rei da pop seja esse indescritível freak chamado Michael Jackson.

É obvio que há gente muito talentosa no mundo pop. Muitos cansam-se e - temporária ou irreversivelmente - abandonam-na. Mas os que nela entram tardiamente, raramente recuperam. Tornam-se seus prisioneiros.

Alguns exemplos:
-Em determinada altura previa-se que George Benson viesse a ser um novo Wes Montgomery. Só que o homem não quis ficar preso no “"guetto jazzístico"”. Quis ser maior, quis ser pop. George Benson virou ….... um "Michael Jackson da Guitarra". Com direito a plástica ao nariz e tudo.

-O diapasão do reggae devia ser Bob Marley mas, na pop, a bitolapassa a ser UB40 tocando versões reggae de antigos hits de outros. O que vira por sua vez um novo o álbum de greatest hits dos UB40. É depois poderá um dia ser versões tecno das versões reggae que os UB40 gravaram de musicas de outros.É isto a pop: reciclagem.

Stevie Wonder tornou-se reconhecido e admirado fazendo discos geniais como "Visions" ou "Songs in the Key of Life". Chegou a pop e limitou-se a cantar pateticamente “" I´ve just called to say I love you"”, enquanto, em palco, segurava um telefone vermelho de plástico com um microfone embutido. (já agora quem foi o pseudo-coreógrafo responsável por este assassinato? Gostava de trocar uma palavrinhas com ele). Stevie é um tipo porreiro. Tão porreiro até aparece a apoiar patifes que facturam milhões destruindo músicas suas.

Finalmente o Hip-Hop : uma cultura um movimento urbano interessantíssimo e genuíno, que chegou a ser representado por grupos como: De la soul, Arrested Development, Tribe Called Quest. Chegou a pop, naturalmente virou Hip-pop: foi normalizado em Eminems, Snoops, 50 Cents e Dr.Dres.

“"All about the Money".”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home