24.8.04

Obikwelu e os jornalistas televisivos

A maneira como os jornalistas televisivos portugueses têm feito as reportagens sobre o Obikwelu é um espelho do patético da mesquinhez que anda por aí. O que interessa é sentirmo-nos também vencedores com o sucesso dos outros. E não basta que esse outro homenageie a bandeira nacional, prestigie o desporto nacional. Não. É preciso mostrar que somos mesmo bons, tanto que tivemos visão para aproveitar um “desgraçado” que estava “magrinho” trabalhava nas “obras” e sentia-se muito sozinho e triste. É preciso mostrar “ a mãe adoptiva portuguesa” (querem maior simbolismo do que esse?) o “Pai adoptivo português” etc., etc. A mensagem subliminar é mais ou menos esta: Foi Portugal, Nação generosa, visionária e grandiosa que foi arrancar Obikwelu de um destino cruel e leva-lo ao colo até ao podium dos jogos olímpicos de Atenas.

Ora se eu não eu estou enganado parece-me que foi Francis Obikwelu e o(s) seu(s) treinado(res) que, através de considerável talento, abnegado trabalho e grande motivação, levaram a bandeira portuguesa ao podium e não ao contrário.

Os portugueses podem e devem sentir-se felizes com o resultado de Obikwelu, por ter sido um português (orgulhoso por sinal) a alcança-lo. Só isso. Ponto Final.

1 Comments:

At 10:36 AM, Blogger Ratapulgo said...

Muito bem!

 

Post a Comment

<< Home