12.9.04

Puro Sadismo

Notícia do EXPRESSO Online:


A quase totalidade dos presos iraquianos da cadeia de Abu Ghraib vítimas de sevícias de tropas dos EUA eram detidos de delito comum, revelou quinta-feira uma comissão independente norte-americana. Quer isto dizer que, os prisioneiros nada podiam revelar de útil aos militares.

O presidente da comissão de peritos, James Schlesinger, garantiu à comissão de Forças Armadas do Senado que «a maior parte das fotos que foram divulgadas mostram criminosos». A revelação gerou polémica e algumas questões junto dos senadores.

O democrata Joseph Lieberman foi uma dessas vozes. «Se não era para obter informações, para quê lançar os cães contra eles, para quê os meter com trelas, porquê pedir-lhes para se despirem?», questionou. A resposta do perito independente foi reveladora: «Em alguns casos, por puro sadismo».

O escândalo naquela prisão de Bagdad ganhou proporção em Abril passado, tendo sido apurados 44 casos de sevícias denunciados, 13 dos quais quando decorriam os interrogatórios. A comissão senatorial detectou ainda que o responsável pelas operações no Iraque, general Ricardo Sanchez, deu aval a 12 técnicas não autorizadas para aplicar no Afeganistão e cinco outras na base naval de Guantanamo, em Cuba.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home