1.10.04

Palavra de Ou(t)ro: Vital Moreira

Três temas em três parágrafos de Vital Moreira.( os dois primeiros publicados no Público dia 28 no artigo o "Príncipio de Sócrates" e o último no Blog Causa Nossa)


1.Depois de ter recusado um inquérito parlamentar ao desastroso processo da colocação de professores, pedido pela oposição, o Governo veio anunciar um inquérito "doméstico", a realizar no âmbito do Ministério da Educação, que obviamente não vai investigar a responsabilidade da própria ministra. Está visto que a melhor maneira de desviar a atenção pública da inepta condução ministerial do processo é tentar atraí-la para insinuadas condutas ilícitas de terceiros desconhecidos. Clássico!

2. Alguém fez esta pergunta certeira: algum banco privado quereria Celeste Cardona para administradora? É inaceitável a transformação do banco do Estado em retiro dourado de ex-governantes do PSD e do PP, para mais sem competências para tal cargo. Depois do escândalo da pensão de Mira Amaral, esta nomeação é simplesmente "obscena" (como diria o ministro das Finanças, se fosse coerente).

3. Nenhuma situação corresponde melhor à noção de privilégio (= regalia, prerrogativa, isenção) do que aquela que permite à Igreja Católica beneficiar de um estatuto singular, acordado por si mesma, distinto da lei geral, ou seja, a lei da liberdade religiosa, que vale para as demais religiões.
A nova Concordata com o Vaticano, que prolonga e substitui o regime da Concordata de 1940, celebrada em pleno Estado Novo, é hoje aprovada na Assembleia da República numa sessão sumária, depois de ter sido negociada em sigilo, à margem de qualquer conhecimento da opinião pública.
Não se trata propriamente de um ponto alto do regime democrático.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home