26.5.05

O momento elástico de Joshua Redman e do SF JAZZ Collective

Joshua Redman mudou-se da WB para a nonesutch e já tem um novo disco.

Momentum é um álbum que prossegue na senda da eléctricidade orgânica do álbum anterior – o brilhante, Elastic de 2002 – ou seja, na via que o próprio Redman chama de “electric, groove-based thing”. O núcleo de acompanhantes é o mesmo, ou seja Sam Yahel e Brian Blade que surgem agora oficialmente designados como The Joshua Redman Elastic Band.

Só que, desta vez, a paleta sonora não se restringe aos saxofones de Redman, a bateria de Blade e ao órgão, piano, teclados e efeitos de Sam Yahel. Além de Jeff Ballard – que, como já tinha acontecido nos concertos ao vivo, substitui o super ocupado Brian Blade – o disco conta ainda com as participações do vibrafonista Stefon Harris, do trompetista Nicholas Payton, e de um verdadeiro all-star de jovens guitarristas: Peter Bernstein (com quem Joshua já tinha trabalhado em freedom in the groove), Eric Krasno (dos Soul Live), Jeff Parker e Kurt Rosenwinkel.

Mas Redman não se quis ficar por aqui e convidou músicos vindos de outros estilos: Flea, baixista dos Red Hot Chili Peppers participa em três faixas, Me’shell N’Degeocello também toca baixo numa e ?uestlove, baterista dos The Roots, noutra.

Da audição dos samples, deu para reconhecer alguns temas que já eram tocados nas performances ao vivo. É o caso do fabuloso Sweet Nasty

O Álbum é produzido por Joshua Redman e Sam Yahel.

---«»----
Ao mesmo tempo a nonesuch lançou o primeiro álbum do SF (São Francisco) Jazz Collective. O álbum recolhe o melhor das performances ao vivo do colectivo, que em 2004 andou pela área de São Francisco e outros pontos da Califórnia.

Além de Joshua Redman, nessa altura o SF Jazz Collective eram: o vibrafonista Bobby Hutcherson, o saxofonista , o Miguel Zenón, o trompetista Nicholas Payton, a pianista Renee Rosnes, o trombonista Josh Roseman, o baixista Robert Hurst e Brian Blade, o baterista. O álbum contém 10 temas, três são de Ornette Coleman – que foi, em 2004, o compositor homenageado na primeira parte dos concertos do colectivo – e os restantes, são de Hutcherson, Zenón, Redman e Rosnes. Um de cada um.

Mais sobre estes discos no site de
Joshua Redman e no da nonesuch records

De momento, enquanto o "momentum" não chega cá, vou preparando os ouvidos com Elastic

0 Comments:

Post a Comment

<< Home