20.5.05

...ainda o "Homem Velho"


old man shading his eyes with his hand, Rembrandt (1639)

O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá, um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e essa lacuna é tudo. (…)

Entretanto, vida diferente não quer dizer pior; é outra coisa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me descabida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exacto que perdeu muito do espinho que a fez molesta, e , de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira. Em verdade, pouco apareço e menos falo. Distracções raras. O mais do tempo é gasto em hortar, jardinar, ler; como bem e não durmo mal.

Dom Casmurro, Machado de Assis, (1900)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home