Cada um que faça o seu voto
Entrevista ao escritor Agualusa a um jornal brasileiro,Época:
“…O maior escritor lusitano da actualidade chama-se António Lobo Antunes. Ele é difícil em sua linguagem cheia de metáforas, é mesmo exagerado e sombrio, mas, no meio de extensas zonas de sombra, encontram-se golpes luminosos.”
ÉPOCA - Por falar nisso, você não citou o Nobel José Saramago. O que você acha dele?
Agualusa - Ele pode ser um grande escritor. Memorial do Convento é um excelente romance. Mas não gosto dele. Saramago cultiva o niilismo. É um pessimista que não acredita na vida e seus livros são contaminados pelo desencanto. É difícil escrever quando se descrê completamente da vida. Um grande romance deve ser feito com raciocínio, mas também com paixão, as vísceras e o coração. Em seu último livro, Ensaio sobre a Lucidez, Saramago faz a defesa do voto em branco, o que é ridículo, pois ele se candidatou como deputado pelo Partido Comunista. José Saramago é vítima da própria descrença. É um velho.
agradecimento ao Aviz.
Horácio
4 Comments:
Ridiculo é o que me resta a dizer acerca desta entrevista de Agualusa. E chamar de velho a Saramago, que estupidez. Deve andar muito inchado esse jovem escritor.
Nota: E por ser velho, qual é o problema? Os velhos não merecem viver? É assim, quando não se sabe do que se fala, reduzimos os outros a cinzas. Agualusa só faltava teres dito a data do enterro de Saramago. Tristeza meu caro.
Eu sei que a cachaça no Brasil é mais abundante e barata que a água, mas francamente essa entrevista do Cachaçalusa.
Desta vez o Agualusa meteu agua...
David
Acho que desta vez o Agualusa meteu agua...
David
Post a Comment
<< Home