16.9.04

desconhecem vida e obra de Agostinho Neto

Segundo o Site angolapress, vários jovens da cidade de Ndalatando, Kwaza-Norte desconhecem a vida e obra de António Agostinho Neto
Comentário Abre-Surdo: Não é preciso ir até ao Kwanza Sul: ali, pra zona do Futungo e mesmo em Luanda, na Cidade Alta, vários jovens dirigentes e outros não tão jovens, se um dia conheceram a vida e obra de Nguxi, há muito preferiram esquecer.

8 Comments:

At 11:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Agostinho Neto deixou legado?! Além do supositório mausoléu, milhares de mortos. Não de inimigos, mas gente que acreditou num projecto e posteriormente foi apunhalada pelas costas. Literalmente.

ANeto foi um racista assustador. Desejo que esteja a arder no Inferno.

Duvidador.

 
At 4:36 AM, Blogger Sacha said...

antges de mais nada obrigado pelo comentário, ainda que o considere infeliz. Aqui vai a minha resposta:

Longe de mim querer fazer a apologia de Agostinho Neto. O post era aliás uma piada. Mas tenho de dizer que o Sr.Duvidador fala do que não sabe.

Acusar Agostinho Neto de racismo?
Diga que o homem se mostrou incompetente nos 2 anos em que foi presidente.
Ironize e diga, como disse um outro Líder africano, (Nkrumah se não me engano) que A.Neto como poeta era um grande estadista, mas como estadista, um grande poeta.
Acrescente e diga que era vingativo e que tolerava mal a opinião dos outros.
Levante dúvidas sobre as suas opções de esquerda, e acuse-o de oportunismo.
Diga, se quiser entrar por aí, que A.Neto bebia para além da conta ( o que não vem ao caso, mas não seria original). Tudo isso, outros disseram, outros escreveram.

Agora, acusá-lo de racismo?
Será que o Sr.Duvidador está a escrever alguma tese de doutoramento absolutamente revisionista e original sobre o tema.

Para sua informação, A.Neto, casou-se com Maria Eugénia, caucasiana e portuguesa. Tinha como alguns dos seus mais próximos colaboradores Lúcio Lara, Hélder Neto, Paulo Jorge, que não eram, nem são propriamente negros.

Quanto ao Mausoléu, era só mesmo isto que faltava, o homem ser acusado da construção do “foguetão”. Então o Sr. Duvidador não sabe que A.Neto já estava mais do que “mortinho da silva”, quando a infeliz ideia foi inventada pelos “herdeiros” do poder? Foi justamente por ele estar morto, que tiveram a ideia, dah?

Sou bastante crítico em relação há muitos aspectos da história recente de Angola como nação (da independência até agora). Mas à César o que é de César.

Racista? O Sr. Duvidador deve estar a pensar em Savimbi, com certeza.
Milhares de mortos, de facto houveram, resultantes do episódio do 27 de Maio

Mas, mal esclarecido como está, duvido que o Sr.Duvidador saiba sequer o que foi o 27 de Maio.

Aqui estaremos para ouvir as suas dúvidas. E esclarece-las, se conseguirmos.

Saudações.

 
At 10:09 AM, Anonymous Anonymous said...

caro sacha,

A Neto foi racista. Não é por ter casado com uma portuguesa branca que o deixa de o ser.

Sabe por acaso o que se passou no dia seguinte ao da tomada do poder? O MPLA era um movimento heterogéneo, composto por negros, mestiços e brancos. Assim que Neto chegou ao poder afastou todos aqueles que não eram negros. Exactamente quem o colocou na liderança.

Saberá sacha do que fala?!

Além de racista, foi um criminoso e assassino.

 
At 3:41 PM, Anonymous Anonymous said...

O PERCURSO De DR HUGO JOSÉ AZANCOT DE MENEZES

Hugo de Menezes nasceu na cidade de São Tomé a 09 de fevereiro de 1928, filho do Dr Ayres Sacramento de Menezes.

Aos três anos de idade chegou a Angola onde fez o ensino primário.
Nos anos 40, fez o estudo secundário e superior em Lisboa, onde concluiu o curso de medicina pela faculdade de Lisboa.
Neste pais, participou na fundação e direcção de associações estudantis, como a casa dos estudantes do império juntamente com Mário Pinto de Andrade ,Jacob Azancot de Menezes, Manuel Pedro Azancot de Menezes, Marcelino dos Santos e outros.
Em janeiro de 1959 parte de Lisboa para Londres com objectivo de fazer uma especialidade, e contactar nacionalistas das colónias de expressão inglesa como Joshua Nkomo( então presidente da Zapu, e mais tarde vice-presidente do Zimbabué),George Houser ( director executivo do Américan Commitee on África),Alão Bashorun ( defensor de Naby Yola ,na Nigéria e bastonário da ordem dos advogados no mesmo pais9, Felix Moumié ( presidente da UPC, União das populações dos Camarões),Bem Barka (na altura secretário da UMT- União Marroquina do trabalho), e outros, os quais se tornou amigo e confidente das suas ideias revolucionárias.
Uns meses depois vai para Paris, onde se junta a nacionalistas da Fianfe ( políticos nacionalistas das ex. colónias Francesas ) como por exemplo Henry Lopez( actualmente embaixador do Congo em Paris),o então embaixador da Guiné-Conacry em Paris( Naby Yola).
A este último pediu para ir para Conacry, não só com objectivo de exercer a sua profissão de médico como também para prosseguir as actividades políticas iniciadas em lisboa.
Desta forma ,Hugo de Menezes chega ao já independente pais africano a 05-de agosto de 1959 por decisão do próprio presidente Sekou -Touré.
Em fevereiro de 1960 apresenta-se em Tunes na 2ª conferência dos povos africanos, como membro do MAC , com ele encontram-se Amilcar Cabral, Viriato da Cruz, Mario Pinto de Andrade , e outros.
Encontram-se igualmente presente o nacionalista Gilmore ,hoje Holden Roberto , com o qual a partir desta data iniciou correspondência e diálogo assíduos.
De regresso ao pais que o acolheu, Hugo utiliza da sua influência junto do presidente Sekou-touré a fim de permitir a entrada de alguns camaradas seus que então pudessem lançar o grito da liberdade.

Lúcio Lara e sua família foram os primeiros, seguindo-lhe Viriato da Cruz, Mário de Andrade , Amílcar Cabral e dr Eduardo Macedo dos Santos.

Na residência de Hugo, noites e dias árduos ,passados em discussões e trabalho… nasce o MPLA ( movimento popular de libertação de Angola).
Desta forma é criado o 1º comité director do MPLA ,possuindo Menezes o cartão nº 6,sendo na realidade Membro fundador nº5 do MPLA .
De todos ,é o único que possui uma actividade remunerada, utilizando o seu rendimento e meio de transporte pessoal para que o movimento desse os seus primeiros passos.
Dr Hugo de Menezes e Dr Eduardo Macedo dos Santos fazem os primeiros contactos com os refugiados angolanos existentes no Congo de forma clandestina.

A 5 de agosto de 1961 parte com a família para o Congo Leopoldina ,aí forma com outros jovens médicos angolanos recém chegados o CVAAR ( centro voluntário de assistência aos Angolanos refugiados).

Participou na aquisição clandestina de armas de um paiol do governo congolês.
Em 1962 representa o MPLA em Accra(Ghana ) como Freedom Fighters.

Em Accra , contando unicamente com os seus próprios meios, redigiu e editou o primeiro jornal do MPLA , Faúlha.

Em 1964 entrevistou Ernesto Che Guevara como repórter do mesmo jornal, na residência do embaixador de Cuba em Ghana , Armando Entralgo Gonzales.
Ainda em Accra, emprega-se na rádio Ghana juntamente com a sua esposa nas emissões de língua portuguesa onde fazem um trabalho excepcional. Enviam para todo mundo mensagens sobre atrocidades do colonialismo português ,e convida os angolanos a reagirem e lutarem pela sua liberdade. Estas emissões são ouvidas por todos cantos de Angola.

Em 1966´é criada a CLSTP (Comité de libertação de São Tomé e Príncipe ),sendo Hugo um dos fundadores.

Neste mesmo ano dá-se o golpe de estado, e Nkwme Nkruma é deposto. Nesta sequência ,Hugo de Menezes como representante dos interesses do MPLA em Accra ,exilou-se na embaixada de Cuba com ordem de Fidel Castro. Com o golpe de estado, as representações diplomáticas que praticavam uma política favorável a Nkwme Nkruma são obrigadas a abandonar Ghana .Nesta sequência , Hugo foge com a família para o Togo.

Em 1968,Agostinho Neto actual presidente do MPLA convida-o a regressar para o movimento no Congo Brazzaville como médico da segunda região militar: Dirige o SAM e dá assistência médica a todos os militantes que vivem a aquela zona. Acompanha os guerrilheiros nas suas bases ,no interior do território Angolano, onde é alcunhado “ CALA a BOCA” por atravessar essa zona considerada perigosa sempre em silêncio.

Hugo de Menezes colabora na abertura do primeiro estabelecimento de ensino primário e secundário em Dolisie ,onde ele e sua esposa dão aulas.

Saturado dos conflitos internos no MPLA ,aliado a difícil e prolongada vida de sobrevivência ,em 1972 parte para Brazzaville.

Em 1973,descontente com a situação no MPLA e a falta de democraticidade interna ,foi ,com os irmãos Mário e Joaquim Pinto de Andrade , Gentil Viana e outros ,signatários do « Manifesto dos 19», que daria lugar a revolta activa. Neste mesmo ano, participa no congresso de Lusaka pela revolta activa.
Em 1974 entra em Angola ,juntamente com Liceu Vieira Dias e Maria de Céu Carmo Reis ( Depois da chegada a Luanda a saída do aeroporto ,um grupo de pessoas organizadas apedrejou o Hugo de tal forma que foi necessário a intervenção do próprio Liceu Vieira Dias).

Em 1977 é convidado para o cargo de director do hospital Maria Pia onde exerce durante alguns anos .

Na década de 80 exerce o cargo de presidente da junta médica nacional ,dirige e elabora o primeiro simpósio nacional de remédios.

Em 1992 participa na formação do PRD ( partido renovador democrático).
Em 1997-1998 é diagnosticado cancro.

A 11 de Maio de 2000 morre Azancot de Menezes, figura mítica da historia Angolana.

 
At 9:56 AM, Anonymous Anonymous said...

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO BRAZZAVILLE,23 DE DEZEMBRO DE1965
DE ANGOLA
M.P.L.A.
TÉL. 49-15
B.P. 2353
HUGO DE MENEZES
P.O.BOX1633
BRAZZAVILLE ACCRA-GHANA

RÉPUBLIQUE DU CONGO
--------------------
DEPARTAMENTO DE : PRESIDÊNCIA






Caro camarada ,

Informamos que é necessário enviar novamente fotografias e todos os elementos
de identificação para o título de viagem.
Aproveitamos a oportunidade para
Desejar bom Ano Novo.

Saudações revolucionárias.

Vitoria ou morte

Pelo Comité Director

Agostinho Neto
- Presidente -






A Força Do M.P.L.A. ,RESIDE NO APOIO QUE LHE CONCEDEM AS CAMADAS POPULARES NO INTERIOR DO PAIS ( Conferência de quadros do M.P.L.A..- 3 a 10 de janeiro de 1964)


LA FORCE DU M.P.L.A. RESIDE DANS LE SOUTIENS QUE LUI ACCORDENT LES MASSES POPULAIRES DANS L`INTERIEUR DU PAYS
( conférence des cadres du M.P.L.A.- 3 au 10 janvier 1964)

 
At 10:07 AM, Anonymous Anonymous said...

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO BRAZZAVILLE,23 DE DEZEMBRO DE1965
DE ANGOLA
M.P.L.A.
TÉL. 49-15
B.P. 2353
HUGO DE MENEZES
P.O.BOX1633
BRAZZAVILLE ACCRA-GHANA

RÉPUBLIQUE DU CONGO
--------------------
DEPARTAMENTO DE : PRESIDÊNCIA






Caro camarada ,

Informamos que é necessário enviar novamente fotografias e todos os elementos
de identificação para o título de viagem.
Aproveitamos a oportunidade para
Desejar bom Ano Novo.

Saudações revolucionárias.

Vitoria ou morte

Pelo Comité Director

Agostinho Neto
- Presidente -






A Força Do M.P.L.A. ,RESIDE NO APOIO QUE LHE CONCEDEM AS CAMADAS POPULARES NO INTERIOR DO PAIS ( Conferência de quadros do M.P.L.A..- 3 a 10 de janeiro de 1964)


LA FORCE DU M.P.L.A. RESIDE DANS LE SOUTIENS QUE LUI ACCORDENT LES MASSES POPULAIRES DANS L`INTERIEUR DU PAYS
( conférence des cadres du M.P.L.A.- 3 au 10 janvier 1964)

 
At 10:43 AM, Anonymous Anonymous said...

(Carta enviada pelo presidente Dr Agostinho Neto ao Dr Hugo José Azancot de Menezes ,um dos Fundadores do M.P.L.A.)
( Carta pertencente ao espolio do Dr Hugo José Azancot de Menezes).


MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO
DE ANGOLA
M.P.L.A.


B. P. 2353 Tèl. 49-15
BRAZZAVILLE Brazzaville, 6 de janeiro de 1965 RÉPUBLIQUE DU CONGO Dr Hugo de Menezes
Po; Box. 1633
ACCRA


Camarada:

Agradecemos o favor de informar se podem ser conseguidos condições em Accra para tratamento gratuito de camaradas de Pterigeons.

Desejamos-lhe um ano novo muito feliz.

Saudações cordiais.
Vitoria ou morte

Dr Agostinho Neto

Presidente


Movimento Popular de Libertação de Angola (M.P.L.A.)

A Força Do M.P.L.A, RESIDE NO APOIO QUE LHE CONCEDEM AS CAMADAS POPULARES NO INTERIOR DO PAIS(Conferência de Quadros do M.P.L.A, - 3 a 10 de Janeiro de 1964).

LA FORCE DU M.P.L.A. RESIDE DANS LE SOUTIEN QUE LUI ACCORDENT LES MASSES POPULAIRES DANS L` INTERIEUR
DU PAYS.
(Conférence des cadres du M.P.L.A.- 3 a 10 janvier 1964)

 
At 12:10 AM, Anonymous Anonymous said...

Só deves estar doido, Agostinho Neto RACISTA.Acho k te enganaste,tas a confudir as coisas,se neto é racista,o k é o seu actual presidente?......
1-mentiroso
2-Corrupto
3-Ambicioso
4-Egoista
E para terminar,ele é MEDROSO numero 1........na minha opiniao nao iremos afrente deste jeito.Tchize ja compra katanbor...de onde ela tirou esse dinheiro,se me dissesem k em Angola ta facil de encontrar muito dinheiro em poucos anos apos da formaçao,e em poucos anos de trabalho,pra mim a maioria dos angolanos estariam ricos.......por isso nunca digas isto.....10000000000282828282882101010109292 de veses Agostinho neto do que JES.....Obrigado...

 

Post a Comment

<< Home