28.11.04

Nem tudo Vale

No Bazonga da Kilumba, o Mussele, num post intitulado "camaradas antes, camaradas de sempre?" escreveu:

"O Partido Comunista Português resolveu convidar, entre tantos outros partidos, a FRELIMO e o MPLA. Não sei bem que relações podem ter agora o PCP e estes dois partidos africanos, a não ser a nostalgia e o que resta de negociatas de outros tempos.

Tanto a FRELIMO como o MPLA estão hoje mais próximos da social-democracia europeia e do republicanismo norte-americano do que aquilo que defende o PCP. Portanto, nem sequer percebo essa insistência do PCP em ter tão ilustres convidados.

No cinismo da política, talvez esteja a "pingar" alguma coisa para os comunistas portuguesas".


Apesar concordar em achar ridículo o convite do PCP à Frelimo e sobretudo ao MPLA, acho que este post contém duas ideias erradas e até perigosas:

1º Dizer que o MPLA e a Frelimo estão próximos da Social-Democracia Europeia.

Aonde é que o mussele vê essa proximidade? De qual social democracia? Da Social-Democracia Alemã? Da Social-Democracia dos países nórdicos? Quem dera.Eles (O MPLA) até a podem anunciar, só que das intenções à prática vai uma enorme distância.Nem o PSD português é hoje um partido verdadeiramente social democrata, quanto mais o MPLA. E, sejamos claros, O "PPD/PSD" de Santana ainda está muito longe de se assemelhar ao MPLA (embora aqui e ali....) .

Sobre a Frelimo, vou evitar falar, porque pouco sei. Agora, o MPLA é um partido sem nenhuma ideologia. Pelo menos uma que tenha paralelo na Europa democrática. Se tivessemos que analisar a sua "praxis" política, não seriam sequer neoliberais. Seriam e são Cleptocratas e Autocratas. Ponto final.

2ºPassemos então a segunda ideia com a qual não concordo: A de que motivo para o tal convite do PCP seja a nostalgia de "negociatas" passadas e a esperança que "pingue" alguma coisa para os comunistas.

O Mussele perdoará a minha ignorância, mas a que negociatas passadas se refere? Gostaria de ser elucidado. Até lá tenho difuldade em aceitar a ideia de que o PCP esteja a espera que "pingue" alguma coisa.

Sou muito crítico em relação ao PCP e ao rumo que está a seguir. Concordo com muita coisa tem sido dita sobre o PCP: Que insistem em ser uns "dinossauros" com ideologias e ortodoxias ultrapassadas; Que comportam-se como "avestruzes" enfiando cada vez mais a cabeça na areia; Que terão, interiormente, uma organização com processos que não são verdadeiramente democráticos; Que, de forma provavelmente suicida, recusam fazer uma análise do mundo actual, vivendo em nostalgia permanente.

O PCP convidou o MPLA e a Frelimo porque está tão desactualizado em relação a esses partidos, como está em relação ao mundo. Só isso.

Especular sobre a honestidade dos seus dirigentes e insinuar que andam de mão estendida a espera dos "petro-dolares" dos milionários do MPLA, acho que é ir longe demais.

Em portugal, do que eu me lembro, e ao contrário do PS, PSD e PP, o PCP tem sido o partido que tem escapado a qualquer suspeita de processos desonestos ou ilícitos por parte de qualquer seu dirigente destacado. A César o que é de César.

O Mussele se sabe alguma coisa que o diga claramente. Até lá o que fez neste post foi simplesmente atirar lama.

3 Comments:

At 5:40 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 5:46 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 6:07 PM, Blogger Sacha said...

os comentários removidos foram posts dos RIAPAS, contendo palavras obscenas e sem qualquer relação com o assunto do post.

Avisa-se que os comentários dos "RIAPAS" serão removidos.

 

Post a Comment

<< Home