Nem tudo Vale
No Bazonga da Kilumba, o Mussele, num post intitulado "camaradas antes, camaradas de sempre?" escreveu:
"O Partido Comunista Português resolveu convidar, entre tantos outros partidos, a FRELIMO e o MPLA. Não sei bem que relações podem ter agora o PCP e estes dois partidos africanos, a não ser a nostalgia e o que resta de negociatas de outros tempos.
Tanto a FRELIMO como o MPLA estão hoje mais próximos da social-democracia europeia e do republicanismo norte-americano do que aquilo que defende o PCP. Portanto, nem sequer percebo essa insistência do PCP em ter tão ilustres convidados.
No cinismo da política, talvez esteja a "pingar" alguma coisa para os comunistas portuguesas".
Apesar concordar em achar ridículo o convite do PCP à Frelimo e sobretudo ao MPLA, acho que este post contém duas ideias erradas e até perigosas:
1º Dizer que o MPLA e a Frelimo estão próximos da Social-Democracia Europeia.
Aonde é que o mussele vê essa proximidade? De qual social democracia? Da Social-Democracia Alemã? Da Social-Democracia dos países nórdicos? Quem dera.Eles (O MPLA) até a podem anunciar, só que das intenções à prática vai uma enorme distância.Nem o PSD português é hoje um partido verdadeiramente social democrata, quanto mais o MPLA. E, sejamos claros, O "PPD/PSD" de Santana ainda está muito longe de se assemelhar ao MPLA (embora aqui e ali....) .
Sobre a Frelimo, vou evitar falar, porque pouco sei. Agora, o MPLA é um partido sem nenhuma ideologia. Pelo menos uma que tenha paralelo na Europa democrática. Se tivessemos que analisar a sua "praxis" política, não seriam sequer neoliberais. Seriam e são Cleptocratas e Autocratas. Ponto final.
2ºPassemos então a segunda ideia com a qual não concordo: A de que motivo para o tal convite do PCP seja a nostalgia de "negociatas" passadas e a esperança que "pingue" alguma coisa para os comunistas.
O Mussele perdoará a minha ignorância, mas a que negociatas passadas se refere? Gostaria de ser elucidado. Até lá tenho difuldade em aceitar a ideia de que o PCP esteja a espera que "pingue" alguma coisa.
Sou muito crítico em relação ao PCP e ao rumo que está a seguir. Concordo com muita coisa tem sido dita sobre o PCP: Que insistem em ser uns "dinossauros" com ideologias e ortodoxias ultrapassadas; Que comportam-se como "avestruzes" enfiando cada vez mais a cabeça na areia; Que terão, interiormente, uma organização com processos que não são verdadeiramente democráticos; Que, de forma provavelmente suicida, recusam fazer uma análise do mundo actual, vivendo em nostalgia permanente.
O PCP convidou o MPLA e a Frelimo porque está tão desactualizado em relação a esses partidos, como está em relação ao mundo. Só isso.
Especular sobre a honestidade dos seus dirigentes e insinuar que andam de mão estendida a espera dos "petro-dolares" dos milionários do MPLA, acho que é ir longe demais.
Em portugal, do que eu me lembro, e ao contrário do PS, PSD e PP, o PCP tem sido o partido que tem escapado a qualquer suspeita de processos desonestos ou ilícitos por parte de qualquer seu dirigente destacado. A César o que é de César.
O Mussele se sabe alguma coisa que o diga claramente. Até lá o que fez neste post foi simplesmente atirar lama.
3 Comments:
This comment has been removed by a blog administrator.
This comment has been removed by a blog administrator.
os comentários removidos foram posts dos RIAPAS, contendo palavras obscenas e sem qualquer relação com o assunto do post.
Avisa-se que os comentários dos "RIAPAS" serão removidos.
Post a Comment
<< Home