6.12.04

Bonga

Não sabia, mas fiquei a saber: Bonga é actualmente promovido por uma das melhores agências de promoção de espectáculos de World Music e Jazz, na Europa: A francesa 3dfamily.

A mesma agência representa por exemplo: O “monstro do saxofone” David Murray e os seus vários projectos, Magic Malik o incrível flautista francês, o guineense (Conakri) Ba Cissoko, cantor e tocador de Kora, o Argelino Karim Ziad, e ainda o grupo brasileiro do nordeste, Totonho e os Cabra.


Quem fizer o link do calendário dos concertos, poderá ainda reparar o quão cheio esteve o calendário do kota Bonga durante este ano. França e os EUA são os principais “requisitantes”, mas a Bélgica, Holanda, Alemanha e Suiça, Brazil e Marrocos também quiseram ouvi-lo. Bonga vai terminar o ano com dois concertos no dias 17 e 18 no Dom Cultural Center em Moscovo.

Eis aqui a demonstração de que o prestígio internacional do kota Barceló permanece intocável. Não obstante o frequente menosprezo que lhe é vetado em terras lusitanas. É bem verdade que parte da responsabilidade de tal situação deve-se ao próprio Bonga, pois, por cá, a coberto da tal “irmandade” aceitou fazer certas cedências ( por exemplo,performances em concursos televisivos em playback e com "roliças" bailarinas a tira-colo) que contribuíram para a visão “apimbalhada” que dele têm os meios culturais e o público mais exigente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home