2.12.04

Ray Lema - Mizica


É praticamente impossível encerrar Ray Lema numa classificação musical. Nascido no Congo (ex-Zaire), Lema tem uma formação musical sólida, toca vários instrumentos (teclados, guitarras, percussões) e chegou a ganhar uma bolsa do Rockfeller Fundation para estudar engenharia de som. Foi assim que, após vários anos como director musical da Companhia Nacional de Ballet do Zaire, em 1979, foi para os EUA .

Nutre, desde sempre, um genuíno interesse por vários estilos musicais, o que o levou a (co)liderar projectos que vão desde o jazz vanguardista ( EuroAfrican Suite, com Joachim Kuhn), passando por interessantes misturas de música congolesa com música do leste europeu (com o ensamble pirin da Bulgária) e terminando em fusões de música da Africa Ocidental com a tradição musical gnaoua do Marrocos (Safi, com o grupo Tyour Gnoua) .

Agora, finalmente o disco que há muito esperava:Mizica é Lema sozinho, ao piano . É que foi assim, nos anos 60, no seminário Mikondo em Kinshasa, que o pequeno Ray começou a mostrar o seu dom extraodinário para á música.

Se ouvir Gismonti ao piano pode remeter-nos para o imaginário da amazónia, em Lema são sobretudo as florestas tropicais dos Congos que ecoam, mas nao só. Também o ambiente e a vida sub-urbana dos musseques africanos. Sim, tudo isso é possível visitar apenas ouvindo Ray Lema. Por mim, Mizica é um sério candidato a"Disco Abre-Surdo do Ano".


Discografia de Ray Lema
Biografia de Ray Lema

0 Comments:

Post a Comment

<< Home