30.11.04

Tarde, mas ainda em boas horas. Será? ( dando uma de analista político)

Sampaio toma a decisão que devia ter tomado 4 meses atrás.

Desde o nosso primeiro post que dissemos:

"Com Santana o chão será o limite."
"Sampaio está a deixar-se ficar refém da chantagem de Durão e Santana"

Agora mais á sério, temo duas situações:

1º: A vitimização que Santana vai fazer.

Agora que está finalmente livre da falsa pose de estado, pode patinar nos terrenos onde é mestre: os do populismo.

Os críticas vindas do próprio PSD, vão baixar, porque agora é altura de se" contarem as armas" e poucos quererão ser apelidados de "traidor". E podem crer que Santana vai jogar duro.

Santana vai interpretar magistralmente o papel do cavaleiro solitário e romântico, traido pelas suas mais fieis tropas e pelo seu "rei" (cavaco). Vai insinuar-se a sensibilidade feminina. Com sorte poderá dar um tiro no pé se insistir no discurso do Bébe prematuro maltratado. É que a metáfora é de nítido mal gosto, pior que música pimba (eh pá, mas os portugueses gostam de música pimba!)

2º: Que José Sócrates ainda não esteja preparado.

Que não esteja preparado par governar. Mas se calhar nem sequer está preparado para disputar estas eleições, neste clima.

Se insistir em ser um sofista irónicamente chamado Sócrates, uma espécie de Yang do Yin( Santana) pode ficar em maus lençóis.

Terá de encontrar um discurso que vá para além do PS. Terá de decidir, agora sim, se sensibiliza a esquerda ou sensibiliza o "centrão".

Por enquanto a sua escolha e clara: É um revivalista do Guterrismo.

E estará preparado para governar? Terá equipa? Terá um programa sólido?. Ou será apanhado de surpresa como foi Durão? E se não tiver maioria? Com quem se alia?

Em suma, sobre Sócrates so sei que nada sei.

E o que mais poderá acontecer? Ainda é muito cedo mas...

O PCP vai a eleições em muito má altura. Corre o risco de sofrer não uma erosão mas um
autêntico terramoto.

O BE poderá estar tranquilo. Fui durante os últimos tempos o principal rosto da oposição a Durão e a Santana. Irá capitalizar isto. Mas, espero, que que não aceite fazer parte de qualquer governo com o PS. Assim prometeu Louçã

O PP, ao contrário de que alguns pensam, vai-se aguentar-se, acho eu .É que, ainda que teatral mente, conseguiu cumprir o papel que queria: De elemento de estabilidade na coligação. Os seus ministros são os que saem menos "chamuscados" de toda esta barafunda.

E Manuel Monteiro? Estará preparado enfrentar Portas ou querará, também ele, apenas ser o Yang do Yin (Portas)?


Confissão Gostosa: Não. Não é Morais Sarmento. O ministro que mais fico feliz de vêr pelas costas é Luis Filipe Pereira, Ministro da Doença,.. quer dizer da Saúde e também conhecido como senhor Pereira. [ Uma abraço ao pessoal que sabe do que estou a falar :-)]

0 Comments:

Post a Comment

<< Home