13.2.05

"BOOM BOP": o bom bop de Jean-Paul Bourelly

Depois dos promissores mas hesitantes anos iniciais, Jean-Paul Bourelly, guitarrista profundamente influenciado por Hendrix, começa a encontrar o seu caminho.

Vibe Music já mostrava que vinham aí novos caminhos. Com
o disco “Boom Bop” e a sua sequela “Trance Atlantic (Boom Bop II)” pode-se ouvir a interessante proposta resultante da súmula de todas as influências de Bourelly: Desde Coltrane ( e todos os discípulos) , até ao movimento M-Base, passando por James Brown e Fela Kuti. Bourelly apesar de dominar as estéticas “rock” e “funk” e de conhecer a linguagem “Jazz”, é essencialmente um guitarrista de Blues, como eram Hendrix e Wes Montgomery. POrque assim é, a sua forma de tocar não modou. O que mudou (para melhor) foi toda a música que ele cria e comanda a sua volta.

As influências acima referidas tornam-se ainda mais evidentes ao olharmos para os participantes: desde os “coltraneanos” Archie Shepp (sax) e Reggie Workman (contrabaixo), ao “M-Baseano” Reggie Washington (baixo eléctrico) e os "vanguardistas" Henry Treadgill (sax) e Joseph Bowie (trombone). participam também Denis Chambers e Will Calhoun (bateria), Big Royal Talamacus (instrumento designado por filtered boom bass) e Carl Bourelly (teclados). Destaque especial para a participação (quase parceria no primeiro disco) do baterista, percussionista e cantor senegalês Abdourahmane Diop. De Africa vêem ainda os percussionistas Samba Sock (Senegal) e Siaka (Gambia).

Boom Bop representa um “bop” pesado, explosivo, denso, modal, e Afro ( afro-americano e africano). E por isso se percebe que Bourelly continue a apresentar-se como um músico comprometido com os movimentos afro-americanos que visam não só a preservação e promoção do património cultural herdado mas também uma interacção com essa imensa Africa. Idealizada mas desconhecida para a maioria dos artistas e intelectuais afro-americanos.


Site de Jean-Paul Bourelly

0 Comments:

Post a Comment

<< Home