19.4.05


Longe vão os tempos em que os conclaves duravam dias e dias. "A vida não espera", "Tempo é dinheiro". A pressa foi tanta que a montanha pariu um Ratzinger.

3 Comments:

At 7:06 PM, Anonymous Anonymous said...

multum in parvo

 
At 7:07 PM, Anonymous Anonymous said...

hiatus valde deflendus

 
At 7:24 PM, Blogger Sacha said...

Esta li no barnabé. Não sei se a caricatura assenta no Papa que aí vem, mas é bem ilustrativa da espiritualidade modernaça que para aí anda:

Estamos num colóquio ecuménico. O representante budista vai até ao palanque e fala acerca do karma, do nirvana e alayavijnana.

Os circunstantes ouvem com atenção e dizem: uau, que fixe, que interessante! Se isso funciona contigo, óptimo.

Depois vem o hindu. Faz uma breve resenha dos seus milhares de deuses, incluindo shiva e agni, lakshmi e ganesh.

A plateia aplaude. Uau, que porreiro, que espectáculo. Se funciona contigo, tudo bem.

E o colóquio continua assim a tarde inteira. Vem o judeu com moisés, o muçulmano com maomé, vários animistas com animações (em powerpoint), espíritas, mormones e zoroastrianos. E o público reage sempre da mesma forma simpática.

Nesse momento, levanta-se Joseph Ratzinger. Fala um pouco sobre deus-uno e deus-trino, distinguindo os atributos do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ainda tem tempo para tratar da Virgem Maria, dos Santos e dos Apóstolos.

A plateia está rendida. Uau! Que... – mas Ratzinger interrompe, furioso.

– Não é nada uau, seus cretinos! Não é "fixe", não é "óptimo", não é "se funciona contigo"! Isto é a VERDADE, o resto é tudo MENTIRA, quem acredita nisto vai para o CÉU e quem acredita no resto vai parar ao INFERNO, perceberam finalmente?!

A plateia engole em seco. Ficou um pouco surpreendida com os decibéis e os perdigotos. A pouco e pouco ouvem-se os primeiros aplausos:

– Uau, que fixe, que óptimo. Eh pá, se isso funciona contigo, é o máximo.

 

Post a Comment

<< Home