11 de Novembro.
Hoje, neste 11 de novembro da morte de Arafat, Angola faz 29 anos de indepêndencia( já estou a ouvir, da Républica Checa, o meu amigo Mário a corrigir-me: indepedência não! libertação).
Sobre Arafat, talvez seja melhor falarmos mais tarde, quando a "poeira" sentar.
Quanto a Angola, desculpem-me mas não vejo grandes razões para comemorações.
Lembrei-me de uma coisa que escrevi há dois anos, aquando da morte de Savimbi, que, numa analogia com o filme "O bom, o mau e o vilão" de sergio leone, terminava mais ou menos assim:
"Agora que o "Vilão" se foi, esperemos que o "Mau" saíba, também ele, sair de cena. Estamos cansados dele e da sua falange de incompetentes e cleptomaníacos, desconhecedores do significado da palavra patriotismo. É chegado o tempo de a sociedade civíl angolana se reinventar como o "Bom" para que o filme possa finalmente acabar bem."
Parece que continua actual, pois o "actor em causa" ainda não se apercebeu ou não se quer aperceber que é ele "o mau da fita". A sociedade lá vai tentando dar-lhe sinais....mas ele faz ouvidos de mercador ( de mercenário seria o termo mais apropriado)
Aos compatriotas que acreditam na ideia de uma Angola melhor e que insistem, com as suas ideias, com o seu talento e com o seu honesto trabalho, em remar contra a maré, dando, da melhor forma que podem, o seu contributo, a esses e só a esses, um kandando de encorajamento.
PS- Estou esperançoso de ler uma análise do Fbonito. Ainda que seja curta. Que dizes F.?
1 Comments:
É verdade 29 anos. É uma data estóica...(???), quer dizer, histórica. Como diz o repórter da nossa querida TPA uma efeméride novembrina.
Horácio
Post a Comment
<< Home