16.12.05

Bicadas Presidenciais III

Monólogo do Professor Doutor Cavaco Sebastião ( com uma pequena interrupção do Deputado Economista Francisco), .

ProfessorCavaco Sebastião, falando para todas as estações radiofónicas e televisivas:

Portugueses, Os portugueses sabem....O Cavaco é bom. O Cavaco não faz mal. O Cavaco faz o bem. Antigamente o Cavaco raramente tinha dúvidas e nunca se enganava, agora há um upgrade: O Cavaco agora nunca tem dúvidas e raramente se engana.
Eles falam mal do Cavaco, porque não tem melhores argumentos. O Cavaco não diz nada porque não precisa argumentar com eles. Para quê? Os portugueses já sabem. Os portugueses não se deixam convencer. Os portugueses já estão convencidos: o Cavaco é bom. O Cavaco conhece os jovens , o Cavaco dá aulas , o Cavaco conhece as jovens, o cavaco dá aulas. O Cavaco sabe: Sabe quais são os anseios da juventude, mas também sabe quais são os anseios da meia idade, e também os anseios dos idosos. E todos sabem: O Cavaco é que vai desbloquear. O Cavaco é uma força. Uma força de desbloqueio. O Cavaco é um força bruta de desbloqueio. Como diz a juventude: o Cavaco parte a loiça toda. Mas lá em casa o cavaco é um bom chefe de família e por isso não parte loiça nenhuma porque é feio. Os adversários do Cavaco são feios pois são políticos profissionais e todos nós sabemos o que isso significa . Já o Cavaco, é bonito, porque não é politíco profissional, é professor e dá aulas.

Deputado Economista Francisco, interrompendo: Eu também dou aulas

Professor Cavaco Sebastião: Oh meu amigo, vá mas é pichar as paredes da Universidade Nova. Deixe o Cavaco sossegado a falar aos portugueses. Os portugueses querem o cavaco.


Portugueses em coro: Acha que sim? Acha que sim?

Bicadas Presidenciais II

Balzacquiana Judite: ...então mas e quais são diferenças? Quero.... perdão, digo: os portugueses querem saber as diferenças entre vocês. A China, a União Soviética, a Europa, o referendo ao aborto, a legalização da prostituição?

Deputado Economista Francisco : Bem, com sinceridade, a maior diferença desapareceu quando chegamos aqui ao estúdio. E é sobre si. Veja bem Judite: Eu sempre achei que o sua inteligência e talento estão... como direi? .... desperiçados entrevistando políticos . A Judite harmoniza-se mais com programas de entretenimento e variedades, onde poderia ter maiores audiências, já que por descompensação tem muito pouco para entreter os nossos olhos, se é que me entende. Aliás, no que ao resultado do emparelhamento de cromossomas X diz respeito, está bem abaixo da média europeia. Ora, o deputado Camarada Jerónimo estava em desacordo comigo, mas quero notar, para que não me acusem de não ser rigoroso, que hoje dia 15 de novembro de 2005 o Deputado Camarada Jerónimo deu-me razão.

Deputado Camarada Jerónimo: Estou de acordo com o grilo falan...quer dizer com Deputado Economista Francisco. Diria mesmo mais, a Balzacquiana Judite está bem abaixo da média ibérica. ( pensando para consigo: Judite, Judite, continue com esse tipo de atitude e essas perguntas ridículas e vai ver o que vamos dizer de si na próxima festa do avante! )

Bicadas Presidenciais I

-Dr. Mário: Este relógio está bom? Acho que estão-me a roubar minutos

-Dr. jornalista, escritor comentar político e desportivo, Miguel: O senhor dr.Mario já gastou mais dois minutos que o Dr.Manel, e além do mais aqui tudo funciona. (pensando para consigo: Só mesmo os vossos argumentos é que não)

-Dr.Mário: Bem então vou ter de me calar.... ou então, oh Manel dá-me aí uns minutos, pá

-Dr.Manel: estão a ver ? estão a ver? não quer renovar, quer perpetuar-se. A constituição não me obriga a dar-te minutos nenhuns. Queres minutos? Pede-os ao Coelho lá na quadratura do triângulo das bermudas

-Dr.Mário: não sejas egoísta, Pá. Tu não trazes ideias novas, dizes banalidades e eu é que preciso de tempo para falar do Cavaco, já que tu não o fazes.... Eu já disse, não dormirei descansado

-Desgraça Constante: Ele tem ideias novas, Ele tem ideias novas, uma delas é....

-Dr.Manel: Desgraça, deixe-me responder: Todas a gente sabe que se há alguém que dorme em todas e quaisquer circunstâncias é o dr. Mário.

-Desgraça Constante: O que tem a dizer a isto Dr.Mário?

-Dr.Mário: Oh Manel, a tua posição é confusa, o quadrado é confuso e sem ofensa, mas és um egocêntrico inexperiente.

-Desgraça Constante: Dr. Manel, O que tem a dizer? O que fará se o dr.Mário insistir nestas acusações?

-Dr. Manel : posso fazer uma carta a Assembleia da Republica, um comunicado a Nação, convocar o primeiro ministro, ou simplesmente vetar a acusação e manda-la para o tribunal constitucional, ou se calhar pela ordem inversa... Mas por enquanto apenas direi que o Dr.Mário tem tiques monárquicos e uma tosse que é insuportável.

A ler

Sobre a batuta dos jornalistas medíocres - na "fonte do horácio".



Exemplos concretos do que o Horácio fala:

(1) O que o guru Ma(0)ioral dos média portugueses publicou ontem n´O público. O homem acha que a sua zurrapa corrosiva em formato de artigo, destilado a partir do álcool da altivez do seu pseudocientifismo era algo que poderia ser enriquecedor para a reflexão política. No que a arrogância diz respeito, como não tem espelhos em casa, está sempre com o dedo apontado a procura do sua imagem reflectida nos outros.

(2) dois entrevistadores do canal publico de televisão entenderam- talvez para esconder as suas próprias deficiências intelectuais - que a melhor maneira de guiar um debate entre dois candidatos a presidência, deputados da nação, era, num tom omnipresente de displicência, começar com perguntas ofensivas e terminar com esboços caricaturais. Pelo meio a obcessão sobre " as diferenças". Como eleitor e espectador senti vontade de interpelar os desengonçados para lhes dizer que a percepção das diferenças estava- por uma questão de sensibilidade, perspicácia e inteligência - difinitivamente fora do seu alcance.


E ainda dizem que os políticos é que não prestam.